Prefeitura do RJ faz parceria com empresa belga para gerar empregos

Iniciativa também pretende trazer novos empreendimentos para o Rio

Autor:
Publicado em:02/03/2020 às 11:00
Atualizado em:02/03/2020 às 11:00

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou recentemente a parceria com a empresa belga Be Work Happy. A ideia é facilitar o contato entre candidatos às vagas de empregos e empresas contratantes. 

Os interessados em uma oportunidade no mercado de trabalho poderão cadastrar seus currículos na plataforma da web Trabalhar no Rio. Além de armazenar os currículos, a ferramenta traduzirá os documentos em até 15 idiomas, como alemão, chinês, inglês, espanhol, árabe, entre outros.

Os currículos podem ser enviados à plataforma por meio de documentos, vídeos e áudios. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade, desde as carreiras mais simples até as que requerem maior nível de especialização.

A iniciativa, inédita na América do Sul, também pretende, em um futuro próximo, atrair empresas nacionais e internacionais interessadas em empreender no município.

A Be Work Happy também recebe registros de empresas que estão em busca de candidatos. A empresa intermedia o contato entre os profissionais e seus possíveis contratantes.

"O software é acessível e fácil de usar. Vamos fazer do Rio um lugar melhor para se viver", disse o CEO da empresa, o belga Bruno Vermerien.

Desemprego cai, mas ainda atinge 11,9 milhões de pessoas

Curriculo
Plataforma traduzirá currículo em diferentes idiomas
(Foto: Pixabay)

Plataforma deve entrar em funcionamento ainda no início deste mês

A previsão é de que a plataforma esteja disponível para os usuários ainda no início deste mês. O uso da ferramenta permitirá que essas instituições encontrem profissionais capacitados de maneira mais rápida.

O serviço de cadastramento de currículos na plataforma é gratuito. Já as empresas deverão pagar uma taxa pelo banco de dados, que será disponibilizado a elas. Desta forma, a saúde financeira do negócio será garantida.

"É com muita alegria que anunciamos essa parceria, porque o Rio perdeu 350 mil empregos entre 2015 e 2019, e essa plataforma trará um alento às pessoas dispostas a reingressar no mercado de trabalho. Tanto no do Rio, do Brasil e, quem sabe, do mundo. Não havia melhor momento para isso como agora", disse o prefeito Marcelo Crivella ao anunciar o novo projeto.

+ Saiba quais empresas abrem inscrições para trainee em março

A parceria será coordenada pela Fomenta Rio, agência municipal que atua com o objetivo de atrair novos investimentos para a cidade. Além de desenvolver e colaborar para a geração de empregos e renda.

"É uma parceria entre público e privado que traz ao Rio uma plataforma internacional, sem custos para o município e para quem vai deixar seu currículo. Vamos aproximar a mão de obra qualificada, que há no Rio, às oportunidades de emprego", destacou André Albuquerque, diretor financeiro e administrativo da Fomenta Rio.