Presidente da Caixa orienta sobre desbloqueio das contas do auxílio

Contas bloqueadas por inconsistência poderão ser desbloqueadas pelo app

Autor:
Publicado em:23/07/2020 às 13:00
Atualizado em:23/07/2020 às 13:00

Os trabalhadores que tiveram as contas do Caixa Tem bloqueadas por inconsistência de dados vão poder enviar os documentos pelo aplicativo e solicitar o desbloqueio, que será feito em até 24 horas. Para isso, o beneficiário deverá seguir as orientações passadas pelo próprio Caixa Tem.

Contudo, as contas bloqueadas por suspeita de fraudes, terão que procurar uma agência da Caixa, portando um documento oficial de identificação. Os beneficiários serão informados por meio do app para que se dirijam a uma agência de acordo com cronograma, conforme o mês de aniversário. Segundo a Caixa, o objetivo é evitar filas nas agências e aglomerações, sobretudo, neste cenário de pandemia.

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 23, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, frisou que a prioridade do desbloqueio será de quem está perto da data para receber os R$600.

"É importante ir de acordo com o calendário de recebimento, ou seja, uma semana antes". 

Confira o calendário dos desbloqueios:

  • Nascidos em janeiro, fevereiro e março: até 24 de julho;
  • Nascidos em abril e maio: de 27 a 31 de julho;
  • Nascidos em junho e julho: de 3 a 7 de agosto;
  • Nascidos em agosto, setembro e outubro: de 10 a 14 de agosto;
  • Nascidos em novembro e dezembro: de 17 a 21 de agosto.

+ Auxílio emergencial: 1,3 milhões de CPFs são suspeitos de fraudes

O presidente disse ainda que a intenção dos bloqueios foi de oferecer proteção aos beneficiários do auxílio emergencial e que, apesar do desconforto gerado aos trabalhadores, o banco está trabalhando para revalidar essas contas. 

A Caixa está atuando de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do auxílio emergencial e demais benefícios sociais.

Apesar dos "múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”, a instituição recomenda que os usuários utilizem "apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”.

 

Calendário de desbloqueio das contas do Caixa Tem segue data
de aniversário (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Pagamento da 4ª parcela do auxílio retoma nesta sexta-feira, 24

Nesta quinta-feira, 23, 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 4, têm a quarta parcela do auxílio emergencial creditadas em suas contas. 

Já os demais trabalhadores, que tiveram o auxílio liberado até o dia 30 de abril, começaram a receber a 4ª parcela os nascidos em janeiro na última quarta-feira, 22, conforme calendário que leva em conta o mês de aniversário.

O cronograma de recebimento desses cadastrados pelo Cadastro Único, app ou site, será retomado nesta sexta-feira, 24, para os nascidos em fevereiro. O pagamento seguirá até o dia 26 de agosto.

Aqueles que receberam a primeira parcela após 30 de abril recebem novas parcelas a partir de 22 de julho. Os aprovados no segundo lote recebem a terceira parcela; aprovados no terceiro e quarto lotes recebem a segunda; e novos aprovados irão receber o primeiro pagamento.