Processo seletivo da UPA de Nova Friburgo RJ é cancelado

O processo seletivo da UPA Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, foi cancelado. Candidatos receberão devolução dos valores das inscrições.

Autor:
Publicado em:20/01/2020 às 12:55
Atualizado em:20/01/2020 às 12:55

Por solicitação da Viva Rio, o processo seletivo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, foi cancelado. A informação não veio acompanhada de justificativas. 

Aos candidatos que realizaram o pagamento da taxa de inscrição, um edital sobre a devolução desses valores pagos será divulgado em breve. O aviso foi publicado no site da Viva Rio. Confira:

A seleção visava ofertar 122 vagas, mais formação de cadastro de reserva. As oportunidades eram distribuídas por cargos de todos os níveis de escolaridade e os salários poderiam chegar a R$7.423,20.

As cargas de trabalho seriam de 24 a 44 horas por semana, de acordo com o cargo. O contrato dos profissionais seria feito pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Crivella quer mudar atendimento da saúde no Rio

Na última semana, o prefeito do município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, falou em coletiva de imprensa, sobre uma substituição que pretende fazer na área da Saúde da cidade. Segundo ele, a ideia é encerrar a atuação das Organizações Sociais de Saúde (OS) no município e encaminhar todo o atendimento para a RioSaúde.

Ainda não há confirmação de que o encerramento da seleção está relacionado diretamente à fala do prefeito. Porém, a Viva Rio é uma OS e, de acordo com o que Crivella falou, elas vão deixar de atuar no munícipio.

"As OS (Organizações Sociais) vão deixar de atuar no Rio de Janeiro, vamos trocar todas. Se ficar, fica uma ou duas. Serão substituídas não por outra OS, mas por uma empresa pública de saúde, chamada RioSaúde, e não vamos precisar pagar taxa de administração", disse o prefeito. 

Dentre os motivos alegados para tal encerramento dos serviços, foi citada a taxa de administração das Organizações Sociais. Segundo a prefeitura, a redução de despesas com essas taxas provocará uma economia anual gigante. 

Ainda foi levantado outro fator: a qualidade no atendimento. Segundo informações extraoficiais passadas pela Prefeitura, a RioSaúde apresenta um resultado melhor. Essa substituição de atendimento deve trazer novos concursos para a RioSaúde.

+ Crivella quer migrar atendimento e pode gerar concurso RioSaúde

UPA Nova Friburgo
Seleção UPA Nova Friburgo-RJ é cancelado
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis)

RioSaúde realiza concurso com 2.717 vagas

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (RioSaúde) realiza concurso para a contratação de profissionais de níveis médio e superior. São oferecidas 2.717 vagas para diversos cargos com ganhos de até R$14.705,93. No total, 38 carreiras são contempladas. 

Das 2.717 vagas, 220 são para o nível médio, 1.159 para o nível técnico e 1.338 para o nível superior. O destaque da seleção fica para o cargo de técnico em Enfermagem, que oferece 1.140 chances. 

Os candidatos do concurso RioSaúde realizaram as provas objetivas no dia 12 de janeiro. Os gabaritos preliminares das provas já foram estão disponíveis e o O resultado preliminar da prova objetiva será publicado no dia 23 de janeiro. 

+ Concurso RioSaúde: gabaritos das provas objetivas estão liberados

O concurso RioSaúde recebeu 21.288 inscrições. O regime de contratação é o celetista e os aprovados serão submetidos a um período experimental, com duração de 90 dias. Durante esse período será avaliado o desempenho profissional do candidato. Os que forem bem avaliados serão contratados por tempo indeterminado.