Procurar emprego pode ser uma boa oportunidade no Carnaval

Primeiro trimestre concentra o maior volume de contratações

Autor:
Publicado em:23/02/2020 às 07:00
Atualizado em:23/02/2020 às 07:00

Procurar emprego durante o Carnaval pode ser uma boa oportunidade. De acordo com a Catho, empresa de recutamento profissional, o primeiro trimestre concentra o maior volume de contratações por ano no Brasil. E, durante feriados e festividades, deixar a busca por vagas de lado pode ser um fator determinante. 

Segundo a empresa de recrutamento, nesses meses (janeiro, fevereiro e março), as empresas começam a preencher suas vagas, seguindo o planejamento de ações e de metas de ano novo. Neste sentido, o ano não começa após o Carnaval. Aproveitar esse período para buscar emprego é aumentar as chances de recolocação.

Segundo a gerente sênior da Catho, Tábitha Laurino, uma rápida recolocação é a maior preocupação para quem está em busca de emprego. De acordo com a profissional, o ideal é não considerar o Carnaval como um obstáculo na busca por emprego.

"Vimos, na Catho, que os profissionais que se candidatam a uma vaga assim que ela é publicada têm mais chances de serem vistos pelas empresas. As habilidades devem ser aperfeiçoadas ao longo de todo o ano e não somente após o período de Carnaval", explica a gestora.

Por isso, procurar emprego antes, durante e logo após o Carnaval deve ser uma meta de quem precisa de uma recolocação no mercado de trabalho. Pensando no período pré e pós folia, a Catho mapeou cinco vagas de emprego que têm sinergia com a maior festa brasileira.

Ao todo, são mais de 336 vagas disponíveis. Conheça as principais oportunidades e características desses profissionais:

Sommelier: especialista em bebidas. Este profissional pode se especializar nos mais diversos tipos de segmento - vinho, saquê, cerveja - sendo responsável pela harmonização das bebidas de um determinado estabelecimento. Atualmente, há diversas oportunidades disponíveis para essa função no site da Catho.

Analista de social media: conhecer memes, vídeos e figurinhas são algumas das características desse profissional, que atua diretamente com as redes sociais de uma empresa. A área permite, muitas das vezes, exercer a criatividade de forma divertida e descontraída. A Catho dispõe de mais de 50 vagas em seu site.

Produtor de eventos: festas, feiras e encontros. Este profissional atua proporcionando experiências, negociando prazos e entregas, liderando equipes e, claro, se adaptando a eventuais imprevistos. Relacionamento e contatos também são muito importantes para o cargo. São cerca de 80 vagas na Catho.

Relações públicas: eventos, redes sociais e relacionamento são um dos pilares importantes para esse profissional, que atua com a construção da imagem das empresas diante seus públicos (interno e externo). Dinamismo, criatividade e organização são as palavras-chave para esse cargo. Atualmente, são mais de 26 vagas  no site da Catho.

Supervisor de hotelaria: Turismo, novas culturas, lugares e relacionamento, estes são um dos pontos fortes de atuação desse profissional. Além disso, gestão e organização de eventos - feiras, exposições e convenções - fazem parte das atribuições desse cargo. Na Catho, são cerca de de 180 vagas disponíveis.

Procurar emprego no Carnaval pode ser positivo (Foto: Pixabay)
Procurar emprego no Carnaval pode ser positivo
(Foto: Pixabay)

Confira dicas para procurar emprego

Seja no Carnaval ou não, procurar emprego pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas. Por isso, a FOLHA DIRIGIDA reuniu três dicas essenciais da Catho para achar a sua vaga no mercado de trabalho. Confira!

1. Procurar emprego diariamente

A busca por emprego exige que os candidatos tenham postura ativa nessa missão. Por isso, uma das atitudes mais importantes é dedicar-se, diariamente, aos envios de currículo;

2. Currículo

O currículo é o seu passaporte para as entrevistas de emprego. É com ele que você conquista, ou afasta, a atenção dos recrutadores. Para se sair bem nesta etapa, garanta que o seu currículo foi elaborado de forma objetiva, destacando seus pontos fortes e livre de erros. Confira aqui algumas dicas para elaborar o seu;

Como fazer um bom currículo e se destacar no mercado?

3. Vagas compatíveis

Além de não ser efetivo, enviar o currículo para todas as vagas faz com que você perca a energia que poderia ser direcionada às vagas que mais têm o seu perfil e que podem resultar em entrevistas. Os recrutadores tendem a filtrar os currículos recebidos por grau de compatibilidade com a vaga anunciada. Assim, suas chances são especialmente maiores quando há aplicação correta.