Programa de educação de jovens e adultos tem inscrições prorrogadas
Oferecido pela Estácio, o curso gratuito tem inscrições até o dia 7
Autor:
Publicado em:03/03/2020 às 14:00
Atualizado em:03/03/2020 às 14:00
De acordo com dados do IBGE de junho 2019, o Brasil possui cerca de 11,3 milhões de analfabetos (6,8% da população) entre pessoas com 15 anos ou mais. Esse número é menor do que o registrado em 2017 - que foi de 11,5 milhões.
Apesar da queda, o ritmo de redução ainda é lento. Uma das iniciativas para combater o analfabetismo é o programa de alfabetização de jovens e adultos, da Estácio, que está com inscrições abertas.
Com duração de 4 meses, o curso é gratuito e abrirá turmas em 12 unidades da Universidade Estácio de Sá, divididas entre os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande de Norte, Brasília e Ceará. Confira os endereços:
RJ - Estácio VIA BRASIL (em Irajá) - Rua Itapera, 500, 4º Andar;
RJ - Estácio ILHA DO GOVERNADOR - Estrada do Galeão, nº 1900, Jardim Carioca;
RJ - Estácio ALCÂNTARA - Rua Manuel João Gonçalves, nº 410/412;
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 7 de março diretamente nas unidades participantes (conforme lista acima). Criado em 2018, o programa já contou com a participação de mais de 500 alunos.
Como é o programa?
O ensino é individualizado com aulas que acontecem duas vezes por semana no período da noite durante três horas por dia. Quem ministra as aulas são os estudantes dos cursos de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – além da participação do corpo docente da Instituição.
O objetivo do programa é que, ao final do curso, os alfabetizandos consigam ler e escrever pequenos textos, resolver problemas matemáticos simples, além de criar criticidade em relação às informações veículadas nas diferentes mídias.
A grande diferença do programa é que a alfabetização e letramento são feitos em língua portuguesa e matemática atrelados à mídia e à informação. O programa agrega as modalidades de ensino presencial e digital.
Além disso, os alunos aprendem a comunicação por meio de mensagens de texto em aplicativos, como o WhatsApp, o que é indispensável nos dias de hoje. O intuito é que, após o programa, o alfabetizado exerça sua cidadania, tendo chances de ingresso no mercado de trabalho e de dar continuidade aos estudos.
Estácio ampliou o número de unidades participantes
Nesta edição, a Estácio ampliou para 12 o número de unidades que vão oferecer gratuitamente o curso. Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, a meta é levar o programa a todas as unidades da instituição no Brasil.
“Estamos alinhados com os ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, comenta.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nas salas de matrícula dos próprios campi, no site da Estácio ou por meio da central de atendimento: