Programa de residência de Maricá-RJ prorroga prazo de inscrição

São ofertadas 28 vagas de residência para graduados em várias especialidades

Autor:
Publicado em:12/02/2020 às 14:18
Atualizado em:12/02/2020 às 14:18

A Prefeitura de Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ampliou o período de inscrições para o dia 28 de fevereiro, que visa preencher 28 vagas do programa de residência em saúde da Universidade Santa Úrsula. Do total das oportunidades, 18 são para ampla concorrência e nove para pessoas com deficiência (PCD).

As vagas são para diversas especialidades e estão distribuídas da seguinte forma: Biomedicina (duas), Ciências Biológicas (uma), Educação Física (quatro), Enfermagem (oito), Farmácia (duas), Fisioterapia (duas), Nutrição (três), Odontologia (duas), Psicologia (duas) e Serviço Social (duas).

Os residentes terão direito a uma bolsa de R$3.330,43. As atividades práticas do programa será realizadas na atenção primária à saúde, e nos estabelecimentos de saúde da rede de atenção a saúde credenciada da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá. A duração será de dois anos.

Quais são as 15 profissões mais promissoras de 2020? Descubra!

Inscrições para o processo de seleção já estão abertas

As inscrições podem ser feitas até às 17 horas do dia 28. Para participar é preciso pagar uma taxa de R$330. As candidaturas devem ser feitas no site da Universidade Santa Úrsula, que presta apoio à Secretaria de Saúde de Maricá na realização deste processo de seleção.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito por meio de depósito identificado com CPF, em espécie no guichê do caixa bancário. O depósito deve ser feito para o Caixa Econômica Federal, agência 3307, conta corrente 00001558-1, em favor do Instituto Santa Úrsula, CNPJ 31905670000180.

Doadores de sangue e medula óssea, além de doadores ou receptores de rim, poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser feitos até o dia 14 de fevereiro.

Médico
Candidatos serão avaliados por provas em março (Foto: Pixabay)

Candidatos serão avaliados por meio de uma prova escrita

A seleção será feita por meio de uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por questões objetivas e discursivas. Com a alteração do prazo de inscrição, o exame foi reagendado para o dia 7 de março, na sede da Universidade Santa Úrsula.

Serão 30 questões objetivas, cada uma valendo três questões, podendo o candidato chegar a 90 pontos. Já a avaliação discursiva terá duas questões, valendo cinco pontos cada. Nesse caso a pontuação máxima para a prova discursiva pode chegar a 10 pontos.

Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiverem 60 pontos ou mais na avaliação objetiva. O gabarito preliminar do exame será disponibilizado no dia 1° de março, após as 17 horas.

Os aprovados na seleção serão convocados para realizarem suas matrículas entre os dias 9 e 20 de março, das 8h às 11h e 13h às 18h. Os candidatos devem apresentar toda a documentação listada no edital do processo seletivo.

Entre os dias 9 e 14 de março será feita a semana do acolhimento e adaptação do residente. Já entre os dias 16 e 21 do mesmo mês será a vez da semana de treinamento. Por fim, entre os dias 23 e 28 ocorrerá a semana de Educação em Saúde.