Programação e Marketing devem seguir 2021 no topo das oportunidades
Programação e Marketing digital devem abrir mais vagas em 2021, com muitas oportunidades para freelancers.
Autor:
Publicado em:14/01/2021 às 12:30
Atualizado em:14/01/2021 às 12:30
Quem não quer ficar para trás no mercado de trabalho precisa ficar de olho nas tendências. E, sem surpresas, estudos já mostram que algumas das áreas que mais prometem para 2021 são Marketing e Programação.
Um levantamento realizado recentemente pela Workana, marketplace que conecta freelancers a empresas, aponta que essas carreiras devem seguir no topo dos setores com mais oportunidades neste ano.
Isso tem uma relação profunda com as demandas que a pandemia gerou às empresas. A exemplo da digitalização que, para muitos, precisou ocorrer às pressas.
Por isso, áreas como Programação e Marketing ganharam destaque em 2020. E, segundo a Workana, a tendência é que a contratação de profissionais desses setores continue em alta.
Busca por cientista de dados cresceu 7300%
O levantamento feito pela plataforma de freelas revela que a busca por profissionais cientista de dados em 2020 cresceu 7300%. Outro destaque foi o analista de dados, com aumento de 2100% de demanda.
A procura por profissionais para construir landing pages também teve aumento significativo (210,38%), assim como daquele para produzir conteúdo para mídias sociais (115,52%). Para Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, indica uma forte tendência de mais crescimento ainda para essas áreas em 2021.
"As tendências acompanham as necessidades do mercado e, no momento — e acredito que também a médio e longo prazo —, o foco das empresas será se destacar online, coletar dados, e traçar estratégias fazendo uso desses dados."
Workana aponta áreas de trabalho promissoras para 2021
(Foto: Reprodução)
Freelancers também deverão ter destaque
O mercado freelancer foi outro que ganhou mais espaço em 2020. A demanda por profissionais de marketing digital e TI para projetos temporários teve uma curva ascendente.
E os freelancers são um importante recurso para fortalecer as equipes internas das companhias nesses projetos. Essa é mais uma oportunidade que tende a continuar subindo.
Falando no cenário de modo geral, em 2020, a Workana conta que registrou alta de 33,87% na quantidade de oportunidades postadas na plataforma. Foram mais de 1,6 milhões de novos projetos postados.
E o número de profissionais cadastrados saltou de 2,8 milhões em 2019, para 3,8 milhões em 2020. Para este novo ano que se inicia, 67,7% dos freelancers preveem aumento na oferta de projetos. Schwebel explica:
"Impulsionadas pela força do trabalho remoto, as empresas perceberam as vantagens de contratar freelancers especialistas em determinadas áreas que atendam à necessidade delas. Com isso, o tabu do trabalho freelancer foi quebrado, evoluindo cinco anos em um, e as oportunidades às empresas e aos profissionais independentes só tem feito crescer, sem limitações geográficas."
Para conquistar uma vaga em um freela, o country manager da Workana afirma que é preciso se dedicar a aprimorar as soft skills, que são as habilidades pessoais.
"Tudo tem mudado muito rapidamente. Por isso, a facilidade de adaptação e facilidade para solucionar problemas serão - já são, na verdade -, diferenciais determinantes à evolução da carreira de um profissional", conclui.