Receita Federal lança edital com 56 vagas para peritos em Viracopos SP

A Receita Federal está com processo seletivo aberto com 56 vagas para atuação na alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Autor:
Publicado em:04/01/2021 às 10:42
Atualizado em:04/01/2021 às 10:42

A Receita Federal do Brasil está com novo processo seletivo aberto para peritos autônomos. Desta vez a contratação é de profissionais para atuação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. 

A oferta é de 56 vagas, todas de nível superior, distribuídas por diferentes especialidades.

Entre elas: Agronomia (duas), Armamentos/Explosivos/Munições (duas), Eletrônica e Telecomunicação (10), Elétrica (cinco), Farmácia (três), Gemologia (três), Identificação de Obras de Artes (três), Medicina (duas), Odontologia (duas), Química (três) e Veterinária (três).

Ainda há oportunidades para formados em diferentes áreas da Engenharia: Aeronáutica (duas), Biomédica (duas), de Alimentos (duas), Mecânica (sete), Metalúrgica (duas) e Têxtil (três). 

Cada candidato poderá concorrer a apenas uma das áreas disponíveis. Para participar, os candidatos devem comprovar graduação e experiência mínima de dois anos de atuação na especialidade desejada. A remuneração para a função é de R$3.380, conforme tabela de remuneração da Receita Federal.

+ Concurso PRF: diretora confirma edital na segunda quinzena de janeiro

Criada no governo Bolsonaro, NAV Brasil terá contratação por concurso

Receita Federal
Oportunidades oferecidas na seleção
contemplam diferentes áreas (Foto: Divulgação)

Inscrições do processo seletivo serão abertas no próximo dia 13

Os profissionais atuarão na prestação de serviço de perícia para a identificação e quantificação de mercadorias importadas ou a exportar. Além disso, ficarão responsáveis pela emissão de laudo pericial sobre o estado e o valor residual de bens quando necessários no curso de procedimento fiscal e solicitados pela fiscalização aduaneira.

As inscrições no processo seletivo terão início no próximo dia 13 de janeiro. Os interessados deverão encaminhar um e-mail para a Receita Federal solicitando no corpo da mensagem a abertura de um dossiê digital para a juntada da documentação relativa à inscrição no processo seletivo.

O e-mail deve ser encaminhado até o dia 19 de janeiro, pelo seguinte endereço: peritos.sp.alfvcp@rfb.gov.br. Dentre os documentos solicitados estão:

  • Comprovante de vinculação ao órgão regulador do respectivo exercício profissional, quando existente/aplicável;
  • Certidão de regularidade de situação relativa ao pagamento:

a) das contribuições previdenciárias devidas na condição de contribuinte individual, expedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

b) do Imposto sobre Serviços (ISS) e

c) das contribuições exigidas para o exercício profissional;

  • Cédula de identidade;
  • CPF;
  • Curriculum Vitae;
  • Declaração do candidato, nos moldes do anexo II do edital, de que não mantém ou manterá, enquanto credenciado como perito pela RFB:

a) societário ou empregatício com empresa importadora ou exportadora de qualquer natureza, com comissária de despacho aduaneiro, despachante aduaneiro, empresa vistoriadora ou supervisora de cargas, transportador ou depositário de mercadorias sujeitas a controle aduaneiro ou;

b) empregatício com entidade representativa de classe empresarial.

  • Comprovação de domicílio em cidade distante no máximo 200km da Alfândega de Viracopos.

Depois disso, os candidatos deverão seguir o passo a passo criado em resposta à mensagem encaminhada a Receita Federal, conforme especificado no edital da seleção.

Resumo do processo seletivo da Receita Federal

  • Órgão: Alfândega da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas SP
  • Número de vagas: 56
  • Cargo: perito autônomo
  • Requisito: graduação e experiência mínima de dois anos de atuação na especialidade desejada
  • Remuneração: R$3.380
  • Inscrições: de 13 a 19 de janeiro

Botão com link para curso de preparação

Confira os critérios para classificação na seleção da Receita Federal

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular. Será atribuída a seguinte pontuação à documentação entregue:

  • Tempo de atuação como perito credenciado pela unidade local: um ponto a cada dois anos, limitado a cinco pontos;
  • Tempo de experiência como empregado ou autônomo na área específica: um ponto a cada dois anos, limitado a quatro pontos; e
  • Participação em cursos diretamente relacionados à área de atuação:
  • Curso de pós-graduação (Lato Sensu), na área específica com carga horária mínima de 360 horas-aula e apresentação do certificado de conclusão: um ponto por curso, limitado a quatro pontos;
  • Curso de pós-graduação stricto sensu, na área específica com apresentação do diploma: dois pontos por curso, limitado a quatro pontos; e
  • Curso de Especialização na área específica com carga horária mínima de 60 horas-aula: 0,5 ponto por curso, limitado a um ponto.

Serão classificados os candidatos que atingirem as maiores pontuações, atribuídas de acordo com as regras especificadas acima. A divulgação do resultado preliminar da seleção será realizada no dia 5 de fevereiro.

Os candidatos terão até o dia 12 de fevereiro para solicitar recurso. O resultado final da seleção será disponibilizado no dia 20 do mês. O credenciamento terá validade de dois anos, prorrogáveis por igual período.