Eleições Caxias RJ 2020: Washington Reis quer concurso na Educação
Com candidatura dependendo da Justiça Eleitoral, Washington Reis pode ser reeleito em Duque de Caxias RJ. Veja propostas no serviço público.
Autor:
Publicado em:16/11/2020 às 13:26
Atualizado em:16/11/2020 às 13:26
Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio, reelegeu o prefeito Washington Reis nas Eleições Municipais 2020. Entre as principais propostas para o serviço público está a abertura de concurso para a Educação.
O município também espera há mais de três anos pelos concursos da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde. O que o prefeito reeleito prevê para essas áreas? Quais editais poderão sair? E os salários dos atuais servidores?
A seguir, Folha Dirigida lista as principais propostas para o serviço público do plano de governo de Washington Reis e responde o que já se sabe até agora sobre essas questões.
Vale lembrar que ele está sub judice. Sua vitória efetiva ainda depende da Justiça Eleitoral. Entenda aqui![tag_teads]
Washington Reis, de 53 anos, é natural do próprio município e já governou a cidade por outros dois mandatos: entre 2005 e 2008 e entre 2017 e 2020. Em 2010, também foi eleito deputado federal e reeleito em 2014.
O candidato do MDB teve 52,55% dos votos (212.354) em Duque de Caxias. Em seu novo mandato, a expectativa no serviço público é pela regularização de salários e valorização de servidores.
Washington Reis foi reeleito em Duque de Caxias RJ
(Foto: Divulgação/ Prefeitura)
Reis prevê concurso para a área de Educação
Dentre as propostas para a área de Educação, Reis promete abrir um novo concurso público e valorizar os servidores. Uma das principais reclamações da categoria é justamente a desvalorização e salários da prefeitura atrasados.
Mas em seu novo plano de governo, o prefeito reeleito confirma a previsão de um novo edital na área de Educação. Ele quer ainda que todas as unidades de ensino da rede passem a ter orientadores pedagógicos e educacionais.
Reis também diz que vai ampliar o atendimento dos profissionais de Educação Física, Arte, Sala de Leitura e Informática. Em seu primeiro mandato, não foram realizados concursos para efetivos, apenas processos seletivos.
Caxias também demanda edital para a Guarda e a Saúde
Em 2019, a Assessoria de Imprensa havia informado que a Lei de Responsabilidade Fiscal era o principal fator que impedia as novas contratações. Apesar disso, o novo plano de governo prevê o edital na Educação e não menciona esses outros dois.
O concurso Guarda Municipal de Caxias, que era apontado como uma das prioridades do prefeito Washington Reis, foi anunciado em 2017. A previsão, na época, era de que o edital da seleção fosse publicado no ano seguinte (2018).
Segundo dados desse ano, a guarda contava com 240 agentes. Para atenuar o déficit, seria necessária a contratação através de concurso público de mais 300 guardas municipais.
Já o concurso Saúde Caxias é previsto desde 2016, tendo sido prometido ainda na gestão do antigo prefeito, Alexandre Cardoso. Na época foi informado que a previsão era de 1.803 vagas, para cargos de níveis médio/técnico e superior.
As oportunidades seriam para técnicos de Enfermagem, técnicos de Laboratório, técnicos de Raio-X, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, 168 de dentista, farmacêutico, psicólogo, terapeuta ocupacional e médicos de diversas especialidades.
Reis promete valorizar servidores e gerar mais empregos
Em termos de valorização do servidor público, o prefeito reeleito também promete formação continuada e acadêmica para profissionais da Educação, o que seria feito por meio de parcerias com universidades e instituições de ensino.
E assim como no caso dos servidores da Educação, valorizar os profissionais das demais secretarias também está nos planos. Pleito que é demanda principalmente na área da Saúde.
Reis promete valorizar o funcionário público e os colaboradores do governo municipal promovendo a adequação de salários e oferecendo cursos de capacitação para desenvolvimento da carreira.
Na Educação, além da promessa de um novo concurso público, o prefeito propõe a ampliação de vagas para alunos, a construção de creches e escolas, além de reformas em outras.
Washington Reis também diz que vai incentivar a geração de emprego. Uma das formas será com a amplificação da Fundec - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia de Duque de Caxias.
O prefeito ainda diz que vai ampliar os cursos profissionalizantes para jovens e adultos e criar um programa universitário empreendedor, em parceria com universidades e instituições de ensino.
Vitória de Washington Reis ainda depende da Justiça Eleitoral
Vale lembrar que Reis está sub judice. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE) indeferiu o registro da candidatura do prefeito a pedido do Ministério Público Eleitoral, que enquadrou Washington Reis na Lei da Ficha Limpa.
O motivo é uma condenação de crime ambiental no Supremo Tribunal Federal. Por isso, a vitória ainda depende da Justiça Eleitoral.
Caso ele tenha que deixar o pleito, haverá 2º turno com os candidatos derrotados: Marcelo Dino (PSL), que ficou em segundo lugar com 17,65% dos votos; e Dica (PL), que ficou com 10,03%.
Reis só pôde concorrer ao cargo de prefeito novamente porque coube recurso da decisão do TRE. Em nota, ele disse que recebeu com "respeito e serenidade" a decisão "cujo resultado o prefeito discorda e, por isso, entrou imediatamente com recurso".
Futuro servidor, confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o seu concurso!