Além disso, os concorrentes habilitados nas provas objetivas, nos cargos de nível superior, devem enviar seus títulos até a próxima sexta-feira, 10. O resultado final do concurso Piraí-RJ está previsto para 10 de fevereiro. Já o processo seletivo será concluído antes, no próximo dia 17 de janeiro.
Para ser aprovado no concurso Piraí era preciso alcançar, no mínimo, cerca de 50% dos pontos em Conhecimentos Específicos e, pelo menos, 20% das demais disciplinas da prova objetiva. Já no processo seletivo era exigido, pelo menos, 30% de acertos em Conhecimentos Técnico-Profissionais e 20% em Português.
Ao todo, as provas de Piraí-RJ contaram com 30 (fundamental e agente comunitário) e 40 questões (demais cargos). Dependendo da carreira, os candidatos responderam a perguntas de: Língua Portuguesa; Matemática; Conhecimentos Técnico-Profissionais; Conhecimentos Específicos; Informática; e Legislação.
De acordo com o levantamento feito pelo Ibam, mais de 5 mil candidatos foram convocados para os exames. Após o resultado final, os aprovados serão convocados durante o prazo de validade da seleção, que será de dois anos, cabendo prorrogação por igual período. Os salários irão variar entre R$1.275 e R$3.951,06.
Seleção e concurso Piraí-RJ têm mais de 70 vagas
A Prefeitura de Piraí, a cerca de 102 km do Rio de Janeiro (capital), realiza concurso público e um processo seletivo simplificado. As seleções somam mais de 70 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Para o processo seletivo foram oferecidas três vagas de agente comunitário de saúde. Para concorrer, além do nível médio completo, era preciso residir na área da comunidade em que irá atuar há, pelo menos, um ano.
Já o concurso Piraí-RJ conta com 70 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. No ensino fundamental foram quatro oportunidades, sendo três para inspetor de alunos e uma para auxiliar de creche.
Para o nível médio foi aberta uma vaga de secretário escolar. Neste caso, quem concluiu o curso Normal ainda teve como concorrer às vagas de docente I (19 vagas), que também são destinadas a candidatos com curso em Pedagogia ou habilitação na área.
No nível médio/técnico foram oferecidas oportunidades para técnicos de suporte local e laboratório. As demais oportunidades foram destinadas a candidatos com nível superior completo, nos seguintes cargos:
Analista de suporte, assistente social, contador, docente II (Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português), orientador educacional e pedagógico, supervisor de ensino, enfermeiro, engenheiro Civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (diversas áreas), odontologista, psicólogo e procurador jurídico.