Programa Si9: Safira seleciona fintechs e cleantechs para aceleração

Em sua segunda edição, programa de aceleração, Safira Inove, busca investir em startups das categorias de fintechs e cleantechs.

Autor:
Publicado em:02/10/2020 às 16:00
Atualizado em:02/10/2020 às 16:00

A Safira Energia está com inscrições abertas para o seu programa Safira Inove (Si9). A iniciativa busca investir em startups das categorias de fintechs e cleantechs.

As fintechs são empresas que fazem uso da tecnologia para oferecer serviços financeiros, focadas em resolver dores não atendidas pelas instituições tradicionais, de maneira inovadora, com foco na experiência dos usuários.

Já as cleantechs são companhias do ramo de Energia e que utilizam tecnologia limpa para melhorar a produtividade e eficiência energética, visando diminuir desperdícios.

Desta forma, o programa Si9 chega a sua segunda edição, com o objetivo de selecionar startups que já possuem o Produto Mínimo Viável (MVP, em inglês) construído e que já tenham superado a fase de ideação. 

Safira seleciona fintechs e cleantechs para aceleração (Foto: BeeBright/iStock)
Safira seleciona fintechs e cleantechs para aceleração
(Foto: BeeBright/iStock)


As empresas interessadas em participar do programa devem se cadastrar online, até o dia 15 de novembro. Após o período de inscrições, haverá uma pré-seleção e, posteriormente, o Pitch Day.

Entre os dias 1º a 15 de dezembro, a Safira Energia realizará as entrevistas com as finalistas. O resultado final está previsto para o dia 4 de janeiro de 2021.

O que + você precisa saber sobre as startups

Saiba + sobre o programa Safira Inove

Segundo a Safira, o processo seletivo do Si9 contará com os seguintes critérios: 

  • heterogeneidade da equipe, com pessoas que possuem conhecimentos distintos e complementares;
  • os aspectos relacionados à tração, como geração de receita e taxa de crescimento;
  • a capacidade de execução da startup, que engloba o grau de comprometimento e maturidade dos empreendedores; e
  • a aderência entre as fintechs e cleantechs com o programa Si9.

"A tecnologia e as aplicações das mais variadas categorias contribuem para a modernização e o desenvolvimento do setor energético brasileiro, de modo que queremos identificar projetos relevantes e inovadores, e investir neles, fornecendo todas as condições para que atinjam a maturidade e sejam colocados em prática", afirma o diretor executivo da Safira Energia, Mikio Kawai Junior.

O programa Si9 terá duração de um ano, período em que as startups selecionadas serão assessoradas pelo time de mentores de diferentes áreas da Safira e externos (experts das mais variadas verticais).

Além da mentoria, as fintechs e cleantechs ainda terão como benefícios: investimento, espaço colaborativo em São Paulo e o networking com startups já aceleradas pela Safira, como:

  • a Enercred, pioneira no modelo de assinatura de energia limpa para consumidores residenciais;
  • a BMS, que tem como propósito aumentar a produtividade da indústria por meio da automação de softwares industriais; e
  • a Gasola, que conecta empresas e postos de combustível através de uma plataforma 100% digital.