São Gonçalo RJ: sai edital com 600 vagas temporárias de professor

A Prefeitura de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, divulgou nesta sexta, 6, o edital para contratação de 600 professores temporários.

Autor:
Publicado em:07/02/2020 às 13:30
Atualizado em:07/02/2020 às 13:30

A Prefeitura de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, divulgou nesta sexta-feira, 6, o edital do seu novo processo seletivo para professores. O documento foi publicado no Diário Oficial e traz 600 vagas para professores temporários.

As contratações, emergenciais e imediatas, são para atuação na área de Educação Infantil e no primeiro segmento do nível fundamental. Do total de vagas, 300 (100 imediatas e 200 em cadastro reserva) são para o cargo de docente II

As outras 300 oportunidades, sendo 100 imediatas e 200 em cadastro reserva, são para docente II na área de Apoio Educacional Especializado. Em ambos os casos, são aceitos candidatos com nível médio na modalidade normal, nível superior normal ou curso de licenciatura plena em Pedagogia.

Os aprovados receberão um salário de R$1.264,35 mais auxílio transporte. Os contratos terão duração inicial de seis meses, cabendo prorrogação por iguais e sucessivos períodos, até o limite máximo de dois anos.

Confira o edital da seleção de São Gonçalo RJ

Acesse o edital

Inscrições ocorrem nos dias 10 e 11

As inscrições para o processo seletivo de São Gonçalo RJ ocorrerão durante dois dias. Os interessados poderão se inscrever a partir das 0h da próxima segunda-feira, 10, até as 23h59 de terça, 11, no site do município. O portal só estará disponível durante o prazo para inscrição.

Não haverá taxa de inscrição. Na hora de se inscrever, o candidato deverá optar por um cargo e um polo que deseja concorrer. Na ficha, os interessados deverão anexar diversos documentos, conforme o item 2.2 do edital.

Prefeitura de São Gonçalo prepara concurso (Foto: Ascom Semed/Divulgação)
São Gonçalo RJ contrata professores
 (Foto: Ascom Semed/Divulgação)

Seleção terá análise de títulos

O processo seletivo de São Gonçalo RJ será realizado em uma única etapa, e constará de avaliação curricular de títulos e experiência profissional. Somente serão considerados aprovados os candidatos que comprovarem possuir os requisitos básicos necessários ao cargo desejado.

Nesta etapa, será atribuído um ponto para cada ano de experiência profissional na área. Em relação à formação, serão aceitos diplomas de nível superior até o doutorado, com a seguinte pontuação:

Graduação 2 pontos
Especialização 3 pontos
Mestrado 4 pontos
Doutorado 5 pontos
Pós-Doutorado 6 pontos

 

Conforme o cronograma, a Prefeitura de São Gonçalo prevê a conclusão do processo seletivo no dia 13 de fevereiro, com contrações já no dia 14. Por ser um processo emergencial, o início das atividades já está previsto para o próximo dia 17.

Concurso São Gonçalo está previsto

Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, prepara um novo concurso para a Educação. Um dos processos que antecede o edital é o de remoção, que foi anunciado em novembro, com início no dia 28.

A previsão é que o processo de remoção seja concluído neste primeiro semestre de 2020. O concurso São Gonçalo pode ainda ter um maior número de vagas para a Educação. O pedido foi feito, em outubro, pelo secretário da pasta, Marcelo Azeredo, durante uma audiência pública na Câmara Municipal.

Na época, o secretário de Educação apresentou todo o orçamento por item, com previsão de aumento na oferta de vagas e concurso público dividido por polo regional.

"Hoje, temos uma dificuldade de professores para algumas áreas e, por isso, vamos realizar um concurso público por polo regional, desta forma a pessoa se inscreve para a região específica", explicou o secretário.

De acordo com o Marcelo Azeredo, as vagas para professor no concurso São Gonçalo-RJ para a Educação precisam aumentar, já que há um déficit desses servidores no município. 

"Vamos ampliar o número de vagas, que está defasado no município, também com a parceria do governo do estado, com o compartilhamento e depois municipalização das escolas", disse o secretário.

Prepare-se para concursos

Confira os cargos previstos

concurso São Gonçalo RJ para a Educação deverá contar com vagas para as carreiras de professor I e II, inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. Os requisitos para o magistério variam entre licenciatura, nível médio (normal) ou superior em Pedagogia. Já os demais cargos têm o nível médio como requisito.

Em outubro de 2018, o secretário de Educação afirmou que também estavam previstos cargos na área Administrativa, como o de agente de apoio técnico e funções de nível fundamental.

Já no dia 3 de setembro de 2019, o vereador Professor Paulo disse, na Câmara de São Gonçalo, que solicitou à Secretaria de Administração a inclusão, no próximo concurso, de profissionais para atuarem nas bibliotecas municipais. Segundo o setor de Comunicação: 

"Foi elaborado um projeto de lei para a criação do cargo (bibliotecário) no município".

Ainda em setembro, foi formada a nova comissão organizadora do concurso São Gonçalo. A previsão é que boa parte das vagas seja para a área da Educação, que tem seleção prevista desde 2018.