Seap-MA abre nova seleção para auxiliar de segurança em São Luís

No Maranhão, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária realiza nova seleção para auxiliar de segurança para atuação em São Luís.

Autor:
Publicado em:24/01/2020 às 09:23
Atualizado em:24/01/2020 às 09:23

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap-MA) está com inscrições abertas em novo processo seletivo. A oferta, conforme o edital, é temporária para o cargo de auxiliar de segurança. Os aprovados atuarão nas unidades prisionais de São Luís, capital do estado.

A seleção é destinada a formação de cadastro de reserva no sexo masculino. Dessa forma, os aprovados poderão ser chamados no decorrer do prazo de validade, de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

A carreia de auxiliar de segurança penitenciária tem como requisito o ensino médio completo ou profissionalizante, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

A remuneração é de R$1.500, composta pelo subsídio da categoria, já acrescido das vantagens pecuniárias permanentes ou temporárias estabelecidas em lei.

Os aprovados na seleção da Seap-MA deverão cumprir a jornada de 40 horas de trabalho por semana. Tal carga horária poderá ser feita em escala de plantão a ser estabelecida conforme a necessidade do serviço.

O contrato temporário com a secretaria será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Seap-MA realiza novo processo seletivo para ingresso de auxiliares
nas unidades de São Luís (Foto: Clayton Monteles/Seap-MA)

 

As inscrições do processo seletivo ficam abertas até às 12h do dia 27 de janeiro, pelo site da Seap-MA. Para isso, o interessado deve preencher um formulário com todos os dados solicitados.

É preciso ter atenção, uma vez que não serão aceitos cadastros parciais, incompletos ou com erro de preenchimento/digitação, nos campos “CPF”, “nome do candidato”, “sexo”, “data de nascimento”. Não há cobrança de taxa de inscrição.

+ Saiba como fazer a diferença em uma vaga temporária
+ Assine a Folha Dirigida e aumente suas chances de aprovação

Seleção para Seap-MA será composta por duas fases

O processo seletivo para ingresso na Seap-MA terá duas etapas. Os candidatos a auxiliar de segurança penitenciária passarão, primeiro, pela análise curricular. Os habilitados então serão submetidos a exame de condicionamento físico. Ambos de caráter eliminatório e classificatório.

Na primeira fase, os participantes terão suas atribuições e qualificações pontuadas a partir das informações preenchidas no ato da inscrição. Segundo tabela do edital, os pontos serão provenientes de experiência profissional na área, títulos e cursos.

Os classificados passarão pelo exame de condicionamento físico, composto por:

  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de flexão de braço com apoio sobre o solo;
  • Teste Shuttle Run - “corrida de ir e vir”.

Será aprovado quem for considerado ‘apto’ nos testes pela comissão examinadora, desde que atinja os requisitos de tempo e metragem estabelecidos no edital.

O auxiliar de segurança penitenciária no Maranhão é responsável por auxiliar o agente a realizar a guarda e vigilância interna da unidade prisional, apoiando na ordem, segurança e disciplina; receber e incluir o preso nas regras e normas da unidade prisional.

Além de acompanhar e monitorar a movimentação de presos nas dependências internas da unidade; orientar os presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações conforme normativas legais; efetuar o controle de visitantes e revistar toda pessoa previamente autorizada que pretenda ingressar na unidade prisional.

Outras atribuições são o controle da entrada e saída de pessoas, veículos e volumes, conforme normas específicas da unidade; conferência periódica dos presos; verificação dos materiais e as instalações do posto de trabalho; monitoramento via Circuito Fechado de Televisão CFTV.