Shoppings reabrem nesta quinta, 11, e trabalhadores seguem cuidados
Rio de Janeiro e São Paulo reabrem shoppings nesta quinta, 11
Autor:
Publicado em:11/06/2020 às 08:30
Atualizado em:11/06/2020 às 08:30
As capitais de Rio de Janeiro e São Paulo reabrem, nesta quinta-feira, 11, parte do comércio, incluindo os shoppings centers. Ambas as cidades retomam as atividades, em uma abertura gradual da economia. Mas como ficam os trabalhadores do comércio com a reabertura?
No momento, ambas as capitais estão entre as cidades que lideram o número de mortes por Coronavírus no país. Até a última quarta-feira, 10, as regiões somavam 9.948 óbitos registrados.
Nesta quinta-feira, 11, no entanto, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, antecipou a abertura dos shoppings na capital, no período das 12h às 20h. Já em São Paulo, o prefeito Bruno Covas permitiu a abertura dos empreendimentos por quatro horas (das 16h às 20h).
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a gerente corporativa de operações da Ancar Ivanhoe, Jaqueline Bazani, falou sobre como será a retomada dos empreendimentos da empresa, como os shoppings Nova América, Madureira, Boulevard, Botafogo Praia, Nova Iguaçu, Rio Design Barra e Leblon.
Segundo ela, a Ancar Ivanhoe está tomando todas as medidas para que os colaboradores se sintam seguros no trabalho.
"A retomada será gradual e manteremos em esquema de home office para todos os colaboradores que puderem realizar o trabalho à distância. Um rodízio ainda será feito para reduzir a exposição dos trabalhadores", disse a gerente.
Em relação aos colaboradores que contam com pessoas do grupo de risco para Covid-19 em casa, Jaqueline Bazani afirmou que a Ancar Ivanhoe está analisando caso a caso para decidir quem atuará nesse primeiro momento.
"A decisão é tomada após uma avaliação criteriosa e medição de todos os riscos. Os colaboradores do grupo de risco, sempre que possível, seguirão trabalhando à distância", afirmou.
Protocolos de segurança
Para a retomada das atividades, os shoppings afirmam que vão seguir protocolos de segurança. No Rio, Nova América, Boulevard, Botafogo Praia, Madureira, Rio Design Barra e Leblon implementaram tecnologias especializadas para reforçar a sanitização.
Dentre as principais medidas, segundo a administradora dos empreendimentos, está a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também serão utilizados a cada três horas nas unidades.
"Todas as lojas deverão seguir o mesmo esquema de funcionamento, exceto cinemas, teatros, operações de entretenimento e atividades infantis, que seguirão fechados até novas orientações dos órgãos públicos. Restaurantes, sorveterias e cafeterias vão poder atender apenas no modelo drive-thru, delivery ou take away", esclarece a Ancar.
Ao acessar os shoppings, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes deverão ainda usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho.
"Todos aqueles que registrarem mais de 37,8ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas", informa a empresa.
Abaixo, estão outras medidas que serão adotadas pelos empreendimentos:
Manutenção da abertura das portas automáticas pelo modo manual, para facilitar a renovação do ar.
Higienização do filtro de ar-condicionado durante o período de retomada;
Controle do fluxo de pessoas nos empreendimentos da Ancar Ivanhoe e a redução para ⅓ da capacidade de ocupação do estacionamento;
Nos estacionamentos, as cancelas que hoje exigem o toque no botão para liberação, vão funcionar por aproximação, sem necessidade de contato com equipamento;
Serviço de valet, empréstimo de carrinhos de bebê, cadeira de rodas, scooter, carregadores de celulares e bebedouros seguirão suspensos;
Áreas como fraldário, balcão de informações e alguns banheiros também estarão fechados;
O Serviço de Atendimento ao Cliente será digitalizado e realizado pelo WhatsApp ou telefone fixo;
Serviço de entregas por drive-thru nas loja vão continuar.
Veja os shoppings que abrem nesta quinta, 11
Na última segunda-feira, 8, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou que o país já contabilizava 283 shopping centers abertos em 123 cidades de 17 estados. Ao todo, são 577 estabelecimentos desse tipo no Brasil.
Com a reabertura nas capitais de Rio e São Paulo, nesta quinta, 11, os números vão subir. Confira abaixo os empreendimentos que serão reabertos em cada cidade.
Rio de Janeiro
Américas Shopping
Bangu Shopping
Barra Garden Shopping
Barrashopping
Bossa Nova Mall
Botafogo Praia Shopping
Carioca Shopping
Casa & Gourmet Shopping
Casashopping
Center Shopping (RJ)
Conviva Américas
Fashion Mall
Ilha Plaza Shopping
Leopoldina Shopping
Madureira Shopping
New York City Center
Norteshopping
Parkshopping Campo Grande
Parque Shopping Sulacap
Passeio Shopping
Penha Shopping
Recreio Shopping Center
Rio Design Barra
Rio Design Leblon
Shopping Boulevard
Shopping Da Gávea
Shopping Jardim Guadalupe
Shopping Leblon
Shopping Metropolitano Barra
Shopping Nova América
Shopping Tijuca
Shopping Uptown
Vertical Shopping
Via Brasil Shopping
Via Parque Shopping
Villagemall
West Shopping Rio
Rio Sul Shopping Center
São Paulo
Boavista Shopping
Bourbon Shopping São Paulo
Butantã Shopping
Cantareira Norte Shopping
Central Plaza Shopping Center
Centro Comercial Aricanduva
Complexo Comercial Do Shopping Interlagos
Continental Shopping
D&D Shopping
Jardim Pamplona Shopping
Mais Shopping
Market Place Shopping Center
Mega Polo Moda
Mooca Plaza Shopping
Morumbi Town Shopping
Raposo Shopping
Santana Parque Shopping
Shopping Campo Limpo
Shopping Center 3
Shopping Center Iguatemi São Paulo
Shopping Center Lapa-Sp
Shopping Center Norte
Shopping Center Penha
Shopping Cidade Jardim
Shopping Cidade São Paulo
Shopping D
Shopping Eldorado
Shopping Fiesta
Shopping Frei Caneca
Shopping Jaragua CENESP
Shopping Jardim Sul
Shopping Jk Iguatemi
Shopping Lar Center
Shopping Light
Shopping Metro Boulevard Tatuape
Shopping Metrô Itaquera
Shopping Metrô Santa Cruz
Shopping Metrô Tatuapé
Shopping Pátio Higienópolis
Shopping Pátio Paulista
Shopping Plaza Sul
Shopping Sp Market
Shopping Villa Lobos
Shopping West Plaza
Tietê Plaza Shopping
Top Center Shopping
Morumbishopping
Shopping Analia Franco
Shopping Ibirapuera
Shopping Metrô Tucuruvi
Shopping Nações Unidas
Shopping Parque Da Cidade
Shopping Vila Olímpia
Especialistas citam cuidados e trabalhadores receio
A flexibilização da quarentena parece ganhar força no Brasil, mas, segundo profissionais da área da Saúde, este não é o momento ideal.
Para a especialista em Gestão de Saúde, Chrystina Barros, o país ainda segue com o número crescente de casos e, principalmente, de mortes por Covid-19. A gestora ainda reforça que não há testes suficientes para garantir a evolução dos casos.
"Os óbitos ainda estão aumentando e nós estamos acompanhando as mudanças do Ministério da Saúde, para que toda morte seja contabilizada", relata a gestora.
Ainda segundo Chrystina Barros, a curva no país está em ascensão. Para a gestora, liberar as atividades, enquanto ainda há uma transmissão do vírus ativa, gera risco para potencializar o número de casos e óbitos.
"Nós precisaríamos ter, pelo menos, duas semanas de estabilidade e tendência a queda no número de óbitos, e isso ainda não aconteceu, enquanto estamos levando alguns lugares ao relaxamento (da quarentena) mesmo com esses indicadores sinalizando cuidado", diz
Já quem volta a trabalhar relata sentir insegurança nesta retomada. Segundo a vendedora Mairiz Silva, que trabalha em um shopping da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, há uma mistura de sentimentos entre o medo e o alívio de voltar ao trabalho.
"Tenho receio e alívio. Receio pois sei dos riscos que vou correr, até mesmo por ter uma idosa dentro de casa, e alívio por voltar ao trabalho", relata.
Já a caixa Rafaela Castro relata o receio e a preocupação com o vírus em sua nova rotina.
"Me sinto mal, morrendo de medo de ser contaminada, fora que tem muita gente que não respeita as normas de higiene", afirma.
Ainda segundo ela, a volta dos shoppings, neste momento de pandemia, ocorre de forma prematura. "As pessoas não têm consciência alguma, muita gente já está indo só pra passear, tira a máscara no meio do shopping, não respeitam as novas normas", explica.
Segundo pesquisa do DataSenado, divulgada no último dia 5, nove em cada dez pessoas se sentem pouco ou nada seguras para frequentar lugares com grande fluxo de pessoas, como feiras, bares, restaurantes e shoppings, devido à pandemia.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de maio e ouviu, por telefone, 1,2 mil pessoas, em amostra representativa da população brasileira. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Entre as atividades classificadas com maior risco pelos brasileiros estão: transporte público (89% avaliam que há muito risco); escolas e faculdades (83%); academias (78%); shoppings (67%); e parques e praias (65%).
Confira abaixo os cuidados indispensáveis para se proteger do Coronavírus
Use sempre a máscara de maneira correta;
Evite a lotação dos elevadores;
Reduza ao máximo o contato com superfícies;
Mantenha o distanciamento social entre 1,5 m e 2 metros;
Higienize sempre que possível as mãos (sabão ou álcool em gel);
Evite abraços e apertos de mão; e
Evite conversas em ambientes confinados (elevadores e locais com janelas fechadas).