Sisu 2021: inscrições da primeira chamada iniciam no dia 6 de abril
As inscrições da primeira chamada do Sisu 2021, para o primeiro semestre do ano, já têm data para iniciar. Veja!
Autor:
Publicado em:12/02/2021 às 10:50
Atualizado em:12/02/2021 às 10:50
Quem quer garantir uma vaga em uma universidade pública em 2021 deve ficar atento. As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já tem data marcada para iniciar. A candidaturas para o primeiro semestre de 2021 devem iniciar no dia 6 de abril.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida no Enem.
As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, na página do Sisu até o dia 9 de abril. Para participar, o candidato deve ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020.
Além disso, é exigido que o estudante tenha obtido nota superior a zero na Redação, nem tenha participado como treineiro.
No dia 13 de abril será publicado o resultado da primeira chamada do processo seletivo do Sisu. Os aprovados deverão efetuar suas matrículas, ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual foi selecionado, entre os dias 14 e 19 do mesmo mês.
Os que não foram aprovados na chamada única do Sisu poderão disputar uma das vagas ofertadas na lista de espera. Os estudantes terão do dia 13 a 19 de abril para manifestar interesse em participar da lista de espera.
Candidatos não aprovados na primeira chamada poderão se inscrever
em lista de espera (Foto: Divulgação)
Prazo de adesão ao Sisu pelas universidades encerra nesta sexta, 12
Nesta sexta-feira, 12, se encerra o prazo para a adesão das instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sisu. É de responsabilidade da instituição participante do Sisu descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas.
Após o período de adesão, as instituições ainda terão um prazo para retificar, se for o caso, as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC. O período ficará aberto entre os dias 17 e 23 de fevereiro.
A adesão, e posteriormente, a retificação deve ser feita por meio do sistema de gestão do Sisu.
"Ao aderir ao Sisu as instituições públicas de educação superior assumem um papel fundamental para essa política pública de universalização à educação superior, desenvolvida pela Secretaria de Educação Superior do MEC", destacou a Secretaria de Educação Superior (SESU), por meio de uma nota publicada no site do Ministério da Educação.