Sisu, ProUni e Fies já possuem datas de inscrição. Confira!

Podem se inscrever estudantes que fizeram a última edição do Enem, em 2019

Autor:
Publicado em:12/05/2020 às 13:30
Atualizado em:12/05/2020 às 13:30

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou pelo Twitter na última segunda-feira, 11, as datas das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2020. As duas seleções utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso no nível superior. 

As inscrições para o Sisu, que é a principal porta de entrada para universidades públicas de todo o país, poderão ser feitas entre os dias 16 e 19 de junho. Já para o ProUni, que concede ao estudante bolsas de 50% e 100% em universidades privadas, terá inscrições abertas entre os dias 23 e 26 de junho

Weintraub também disponibilizou o período de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece condições mais favoráveis do que as de mercado para que estudantes financiem cursos em instituições privadas de ensino superior. Para esses, as inscrições estarão abertas entre os dias 30 de junho e 3 de julho.  

+ Em nota, governo reafirma que auxílio emergencial não pode ser permanente 

Em todos os processos seletivos que abrirão inscrição em junho, os estudantes podem utilizar a nota do último Enem, realizado em novembro de 2019. De acordo com o MEC, na última edição do exame cerca de 3,9 milhões de estudantes fizeram as avaliações. 

 

calendário
Ministro da Educação divulga datas para inscrição no ProUni, Sisu e Fies
(Foto: Freepik)

 

Inscrições para o Enem 2020 já estão abertas

Foram abertas na última segunda-feira, 11, as inscrições para o Enem 2020. Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio poderão fazer o cadastro pelo site do Inep ou aplicativo até 22 de maio. 

Também dentro deste prazo, os candidatos que precisam de atendimento especializado nas provas, como pessoas com necessidades especiais, deverão fazer a solicitação do serviço no mesmo endereço eletrônico. 

O acesso à ficha de inscrição pode ser feito por meio da Página do Participante ou do app do exame. O valor da taxa é o mesmo de 2019: R$85, exceto para aqueles que conseguiram a isenção. O pagamento deverá ser realizado até 28 de maio. 

+ Cursos online gratuitos podem ajudar empreendedores a frear a crise

Este ano, o Enem será aplicado em duas versões: impressa e digital. Por isso, o candidato deve escolher, na hora da inscrição, qual tipo de prova deseja realizar. Além de optar pela língua estrangeira que deseja em seu exame: Inglês ou Espanhol.

Este ano, é obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição. Ela será utilizada para a identificação no momento da prova. Dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira informados incorretamente só poderão ser alterados até 22 de maio.

Em publicação no Twitter no início da manhã desta terça-feira, 12, Abraham Weintraub, divulgou que o Enem 2020 já havia recebido 1.434.733 inscrições. Desse total, 1.343.467 para a versão impressa e 91.266 para a digital. 

+ Indicador de emprego tem menor índice desde 2008, diz FGV

De acordo com o ministro, 90% das vagas para a realização do exame na versão impressa já estão preenchidas, o que representa menos de 10 mil vagas em aberto. Weintraub ainda fez uma comparação entre os primeiros dias de inscrição do Enem 2019 e Enem 2020: em 2019, o primeiro dia de inscrição teve 1.316.607 inscritos, enquanto em 2020, o primeiro dia se encerrou com 1.443.581 cadastros.

notícias de empregos