Técnicos em Saúde, Gestão e Indústria estão em evidência no Amazonas

Formação técnica oferece oportunidades de trabalho em diferentes segmentos

Autor:
Publicado em:14/05/2020 às 12:00
Atualizado em:14/05/2020 às 12:00

Apesar dos cursos de nível superior serem os mais procurados por aqueles que desejam melhores condições no mercado de trabalho, alguns cargos exigem cursos de nível técnico e profissional com habilidades específicas.

No Estado do Amazonas, por exemplo, a formação técnica está mais em evidência e oferece oportunidades de trabalho em diversas áreas. 

Por conta da pandemia do Coronavírus, na área da Saúde, por exemplo, o Técnico de Enfermagem é um dos destaques. No Centro de Ensino Literatus, instituição referência do segmento no Amazonas, esse curso é considerado carro-chefe com maior procura, já que, atualmente, a capacitação é cada vez mais necessária pelo fato desses profissionais estarem na linha de frente contra a Covid-19

"Este profissional pode atuar em em clínicas, hospitais, postos de saúde, laboratórios, ambulatórios de empresas e até com home care (atendimento em domicílio). Além disso, a abertura de concursos públicos na área da saúde também tem contribuído para aumentar o interesse de quem deseja se capacitar e alcançar a estabilidade profissional", destaca a coordenadora do Núcleo de EmpregueHabilidades do Centro de Ensino Literatus, Juliana Costa. 

O Núcleo de EmpregueHabilidades é responsável por oferecer qualificação, orientação e acompanhamento dos estudantes e egressos no planejamento de suas carreiras.

+ Como o teste vocacional pode ajudar na escolha da profissão?

Aconselhamento comportamental personalizado, eventos, palestras e oficinas estão entre as principais atividades do setor da instituição, que já capacitou mais de 35 mil técnicos em cinco eixos de atuação: Ambiente e Saúde, Segurança, Gestão e Negócios, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais. 

Aldelime Carvalho, formada em técnico de enfermagem, conta que começou estudando com a sua mãe, sua maior incentivadora a se capacitar, e se apaixonou pela profissão.

"A cada módulo fui me identificando, o que mais me marcou foi o estágio que fiz em um hospital de referência e me deparei com situações em que percebi que eu havia nascido para essa área", conta.

Após a conclusão do curso, Aldelime revela que decidiu investir na graduação superior. Embora ainda estivesse no terceiro período, foi por conta da sua formação no curso técnico que conseguiu um cargo de confiança em uma grande empresa.

+ Júnior, pleno e sênior: quais as diferenças entre as classificações?

Outro profissional que também segue em alta é o Técnico em Nutrição e Dietética, principalmente as cozinhas industriais. Com salário médio que varia entre R$1.200 e R$ 1.800, dependendo da empresa e carga horária, este profissional é responsável por supervisionar, fiscalizar, orientar e avaliar processos e projetos que envolvem a área alimentícia. 

"Tem pessoas que já atuam há mais de dez anos no ramo alimentício e percebem que podem, através da capacitação, conseguir promoções, aumento de salário, além de outras oportunidades de emprego, porque o Técnico em Nutrição abre um leque de possibilidades. O profissional pode trabalhar em creches, escolas, clínicas, hospitais, lojas de alimentos e indústria", comenta a docente e a nutricionista Márcia Mattos. 

Professora e alunos do Centro de Ensino Literatus, no Amazonas
Curso de Técnico de enfermagem é um dos mais procurados
(Foto: Centro de Ensino Literatus/Divulgação)

 

Confira outras carreiras técnicas em evidência no Amazonas

Gestão

Na área de Gestão, o profissional possui diversas opções de atuação, todas bastante promissoras. Entre elas, atendimento, recursos humanos, financeiro, marketing, vendas e controladoria. 

Para a administradora, Láren Carmen, o profissional de gestão está diretamente ligado à sobrevivência da empresa, pois, é ele que irá atuar na administração das ações e pessoas, planejará e executará as metas e estratégias, redução de custos e prestação de contas. 

Além de ter oportunidade de trabalho em empresas privadas, Láren conta que o profissional de gestão também pode trabalhar em empresas públicas, ONGs, agências ou até mesmo empreendendo. 

+ 132 anos pós-abolição: a luta contra o racismo no mercado de trabalho

"A área de gestão também permite que o profissional tenha a oportunidade de progredir com sua carreira, chegando a uma gerência, elevando seu cargo e salário à medida que conquista mais qualificações e experiência", explica.

alunos do Centro de Ensino Literatus
(Foto: Centro de Ensino Literatus)

Segundo a administradora, o salário médio inicial deste profissional é praticamente o mesmo que o de quem cursa uma graduação, com a diferença de que o profissional técnico se forma em menos tempo e investimento.

Indústria 

Apesar do atual cenário econômico, as indústrias não param e continuam investindo no país. Dentre as carreiras técnicas mais valorizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) estão as de Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Logística e Técnico em Qualidade. 

"Para continuarem sendo competitivas, as indústrias cada vez mais buscam implementar, otimizar, monitorar e garantir a qualidade de seus processos, então, é essencial a presença de profissionais com boa formação, disponibilidade para viagens e capacidade de entregar bons resultados em momentos de incertezas", avalia o diretor do Centro de Ensino Literatus, Matheus Demasi.

+ Enem 2020 já tem mais de 2,3 milhões de inscrições realizadas

Os profissionais técnicos que dominam outro idioma e possuem experiência também são diferenciais para aqueles que almejam uma vaga em multinacionais. Entretanto, Elaine aponta que, quem está chegando agora no mercado de trabalho, também tem conseguido conquistar seu espaço, já que as empresas gostam de apostar e moldar novos talentos.

O Centro de Ensino Literatus tem se tornado um dos maiores parceiros do PIM, através do encaminhamento de estágio técnicos e formação de mão de obra qualificada no programa Melhor Aprendiz, que oferece a chance para jovens sem experiência conseguirem o ingresso no mercado de trabalho.

Notícias de empregos