TJ-BA nomeia 100 aprovados do concurso realizado em 2014

Concurso TJ-BA previa 200 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de técnico e analista e teve a validade prorrogada em 2017.

Autor:
Publicado em:05/06/2019 às 12:39
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nomeou 100 aprovados do concurso TJ-BA realizado em 2014. O prazo de validade para convocações está previsto para encerrar no próximo dia 26 de junho.

Em 2017, a então presidente desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago prorrogou por mais dois anos a validade do concurso. O edital previa 107 vagas para a carreira de analista judiciário, com formação em nível superior, e 93 para técnico judiciário, que exigia o nível médio.

A nomeação dos aprovados no concurso público foi reivindicada por candidatos que criaram o movimento "Mais Servidores TJ-BA" e realizaram campanhas massivas em Salvador no último ano nas ruas e na imprensa.

A estimativa da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) é que o déficit de servidores no Judiciário seja de aproximadamente 25 mil pessoas. Esse era um dos argumentos utilizados pelos candidatos na busca por nomeação.

Movimento Mais Servidores TJBA em ato na capital baiana. Foto: Divulgação
Movimento Mais Servidores TJBA em ato na capital baiana. (Foto: Divulgação)

As nomeações publicadas no Diário da Justiça do Estado da Bahia foram assinadas pelo presidente desembargador Gesivaldo Britto e foram acompanhadas de renúncias de habilitados no concurso público lançado há cinco anos.

O chefe do TJ-BA frisou, no documento, que a nomeação dos aprovados se dá por causa da existência de candidatos no cadastro de reserva formado pelo concurso de 2014.

Confira aqui a lista de nomeados:

 

Concurso teve mais de 135 mil inscrições

A seleção aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) teve 135.089 inscritos na corrida por uma vaga no Judiciário baiano. Os candidatos tiveram que passar por uma prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Noções de Informática (exceto área de Tecnologia da Informação) e Conhecimentos Específicos a cada cargo, que engloba Direito Processual Penal e Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Contabilidade, Administração Pública e Administração Orçamentária.

Quem disputou a carreira de técnico judiciário, foi submetido a duas etapas: prova escrita objetiva e discursiva. No caso dos candidatos ao cargo de analista, foram três etapas: prova escrita objetiva, prova escrita discursiva e avaliação de títulos.

Não há previsão para novo concurso do TJ-BA

No final de março deste ano, foi publicada uma previsão orçamentária em um Fundo de Aparelhamento Judiciário para realização de concurso público.
No entanto, a Secretaria de Planejamento do Judiciário (Seplan) informou à reportagem da FOLHA DIRIGIDA que o valor refere-se a uma realocação orçamentária para o concurso da magistratura que segue em andamento.

Questionados sobre a possibilidade de uma nova seleção para servidores administrativos, a Seplan informou que ainda não há previsão para esse novo certame.