Uerj e Seeduc RJ abrem 1.555 vagas para assistentes sociais

Uerj, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza seleção com mais de 1.500 vagas temporárias para assistentes sociais. Confira!

Autor:
Publicado em:18/01/2022 às 10:31
Atualizado em:18/01/2022 às 10:31

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc RJ), publicou edital para contratação de 1.555 assistentes sociais. As oportunidades são temporárias para atuação no projeto M.A.E. (Mulheres Apoiando a Educação).

Do total de vagas, 1.167 são de ampla concorrência, 311 da cota de negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas e 77 para deficientes físicos. A remuneração será de R$4.000 para jornada de trabalho de 30 horas por semana. 

Os profissionais também terão direito a licença maternidade; licença paternidade, férias, quando o período do contrato for superior a 12 meses; 13º salário, inclusive proporcionais.

Para se candidatar é preciso atender aos requisitos de graduação em Serviço Social, inscrição regularizada no Conselho Regional de Serviço Social e disponibilidade de 30 horas de trabalho semanais. 

A lotação dos aprovados será nas escolas estaduais das regionais da educação do Estado do Rio de Janeiro. As vagas estão distribuídas pelas seguintes localidades: 

Regionais Vagas ofertadas
Baixadas Litorâneas 118
Centro Sul 52
Unidades Socioeducativas 26
Metropolitana I 135
Metropolitana II 117
Metropolitana III 145
Metropolitana IV 166
Metropolitana V 107
Metropolitana VI 105
Metropolitana VII 138
Noroeste fluminense 61
Norte fluminense  121
Serrana I 77
Serrana II 85
Sul fluminense  102
TOTAL 1.555

Inscrições ficam abertas até 20 de janeiro

As inscrições ficam abertas somente até quinta-feira, 20 de janeiro. É necessário preencher dois formulários pelo site PROSSIM da Uerj: o primeiro para Cadastro no portal e o segundo para Inscrição para o processo seletivo.

Confira o passo a passo: 

  1. Crie sua conta no sistema PROSSIM para obter login. Clique em "Efetuar login" e, depois, em "Criar conta".

  2. Preencha os dados solicitados na tela "Cadastro de usuário". Salve seu cadastro e, ao final, memorize sua senha. O login é o CPF.

  3. Após "logado" no sistema, escolha o cargo do processo seletivo que deseja concorrer e clique em "Inscreva-se".

  4. Na tela de inscrição, constarão seus dados cadastrados. Responda as perguntas, anexe a documentação comprobatória e clique em "Enviar".

  5. Acesse seu e-mail para verificar a confirmação da inscrição.

O processo seletivo se dará por análise de títulos acadêmicos (mestrado, doutorado ou pós-graduação Latu Sensu em Serviço Social) e experiência no acompanhamento de crianças e adolescentes em unidades escolares da rede pública ou privada. 

Além de experiência em projetos sociais voltados para crianças e adolescentes e experiência em demais áreas. Para aferição da pontuação, será necessário anexar, no momento da inscrição, os documentos comprobatórios. 

A divulgação da análise dos documentos e títulos será no dia 26 de janeiro. Será possível entrar com recurso. 

A convocação dos aprovados será realizada entre 2 e 4 de fevereiro. Os profissionais ajudarão os estudantes e suas famílias especialmente nos aspectos socioeconômicos, cuidando do bem-estar dos alunos da rede estadual.

Saiba mais sobre o projeto M.A.E.

Em 2021, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro deu início ao projeto M.A.E. (Mulheres Apoiando a Educação), que visa selecionar cerca de 1.500 assistentes sociais e 9 mil mães de famílias de baixa renda. 

As oportunidades estão distribuídas entre as 1.230 escolas da rede estadual de ensino, com o intuito de aumentar a frequência e evitar a evasão escolar causada pela pandemia da Covid-19.

O programa M.A.E prioriza a retomada segura dos alunos, após mais de um ano longe das dependências escolares. Os assistentes sociais, por sua vez, irão auxiliar os estudantes e suas famílias especialmente nos aspectos socioeconômicos. 

O objetivo é diminuir os altos índices de infrequência e evasão escolar. Assim como atuar no enfrentamento dos impactos do período pandêmico e no fomento à aproximação da unidade escolar às famílias e à comunidade na qual ela se encontra inserida.

“O impacto da pandemia para toda a rede de ensino do estado foi muito grande, mas afetou principalmente os estudantes. Agora, com a retomada das atividades, é hora de garantir todo o suporte necessário para que eles tenham todas as condições de frequentar as aulas com tranquilidade”, disse o governador Cláudio Castro.

Em dezembro, foram abertas 9.230 vagas temporárias para mães desempregadas. Saiba mais detalhes aqui.

Estude para concursos com Folha Cursos!