UFPB realiza seleção para vagas de mestrado em Direitos Humanos
Interessados poderão se inscrever entre 27 de maio e 26 de junho
Autor:
Publicado em:05/05/2020 às 06:00
Atualizado em:05/05/2020 às 06:00
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está ofertando 32 vagas para mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. A pós-graduação está vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
De acordo o edital, as inscrições abrem no dia 27 de maio e vão até 26 de junho. Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da universidade.
Confira o edital da seleção!
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,93. Haverá isenção para candidatos que tiverem registro no Cadastro Único (CadÚnico) ou que apresentarem parecer social emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB.
Os candidatos têm até o dia 12 de maio para solicitarem a dispensa do pagamento da taxa. Das 32 vagas oferecidas, 13 (40%) serão destinadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência.
O processo de seleção será composto por duas etapas: análise do projeto de pesquisa e avaliação do memorial acadêmico. Os projetos apresentados precisam se enquadrar em uma das três linhas de pesquisa do programa:
Direitos Humanos e democracia: teoria, história e política";
“Políticas públicas em educação em direitos humanos";
"Territórios, direitos humanos e diversidades socioculturais".
A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 10 de agosto, no site do programa. Os novos mestrandos deverão realizar suas matrículas entre os dias 17 a 19 de agosto e as aulas devem começar no mês de setembro.
UFPB abre 15 vagas para mestrado e doutorado em Física
Para os pesquisadores das áreas de exatas, o programa de pós-graduação em Física da UFPB está com a oferta de 15 vagas. Destas, três são destinadas para doutorado e 12 para mestrado. (Confira o edital)
As inscrições serão realizadas de 8 a 12 de junho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Duas vagas de mestrado e uma de doutorado serão reservadas para candidatos negros e índios.
Para pessoas com deficiência, a reserva de vagas é a mesma: duas de mestrado e uma de doutorado. O programa de pós-graduação é dividido em seis linhas de pesquisa, são elas:
“Física da Matéria Condensada”;
“Física das Partículas Elementares e Campos”;
“Física Nuclear”;
“Gravitação e Cosmologia”;
“Física Atômica”;
“Molecular e Ótica”.
O processo de seleção será dividido em duas etapas: análise curricular e nota do histórico escolar. O resultado final, após todos os recursos, será divulgado no dia 20 de julho, na página do programa.
A previsão é de que as matrículas sejam realizadas entre os dias 27 e 31 de julho e as aulas comecem em 10 de agosto.