Vale abre vagas para o Programa MINE 2.0 com bolsa de R$6 mil

O objetivo do MINE 2.0 é solucionar problemas estratégicos da Vale, desenvolver pessoas e gerar impacto positivo para a sociedade. Inscrições abertas!

Autor:
Publicado em:08/02/2021 às 15:00
Atualizado em:08/02/2021 às 15:00

A mineradora Vale, em parceria com MIT Professional Education, MIT Environmental Solutions, o Senai Cimatec e a consultoria de inovação corporativa The Bakery, está com inscrições abertas para o Programa Mining Innovation for a New Environment (MINE) 2.0

Ao todo, são oferecidas 30 oportunidades. O objetivo do programa é solucionar problemas estratégicos da Vale, desenvolver pessoas e gerar impacto positivo para a sociedade. O MINE 2.0 terá duração de nove meses (de abril a dezembro) e, durante esse período, os participantes desenvolverão soluções para resolver dez desafios reais da empresa nos temas de descarbonização, economia circular, saúde e segurança.

"O Programa MINE 2.0 foi idealizado com a função de repensar a forma como trabalhamos, aliando talento, tecnologia e conhecimento para solucionar os maiores desafios da mineração", conta Alexandre Salomão, gerente do PowerShift, programa de descarbonização na Vale que tem como objetivo transformar a matriz energética da empresa por meio de fontes renováveis e limpas.

Para participar da seleção, é preciso ter mindset ágil e empreendedor, conhecimento técnico na área do desafio, Inglês fluente e curso superior completo. A empresa busca pessoas inovadoras, que saibam trabalhar de maneira colaborativa para a solução de problemas a partir de novas ideias e abordagens. 

De acordo com a Vale, o participante não pode ter vínculo empregatício no ato da assinatura do contrato, já que ele receberá uma bolsa mensal de estudos no valor de R$6 mil para ter dedicação exclusiva.

As inscrições serão recebidas até 24 de fevereiro no site do programa. A seleção dos participantes será feita por atividades em grupo e individual, entrevista e aprovação e validação de documentos. 

Cronograma MINE 2.0 

  • Inscrições: até 24 de fevereiro
  • Etapa online: de 10 a 28 de fevereiro
  • Avaliação: de 26 de fevereiro a 5 de março
  • Entrevista online: de 10 a 16 de março
  • Aprovação e validação dos documentos: a partir de 18 de março

 

Programa MINE 2.0 Vale
MINE 2.0 recebe inscrição até 24 de fevereiro 
(Foto: Divulgação)



O que + você precisa saber:


Vale quer se tornar uma empresa mais ágil, colaborativa e digital

Os temas deste ano foram escolhidos por sua importância estratégica para a Vale, que tem a ambição de ser reconhecida como referência em segurança e líder na mineração de baixo carbono, além de buscar a criação e geração de valor compartilhado. 

Na visão da empresa, promover o desenvolvimento nesses campos de atuação também tem o potencial de gerar impacto positivo para a sociedade, já que são relevantes para todos e não só para a Vale.

"Nosso objetivo é convidar o público externo para contribuir na superação de obstáculos mundiais, formando agentes de mudança capazes de nos ajudar a construir a mineração do futuro", explica Marcos Calderon, da equipe de Inovação Aberta da Vale. 

A Vale é responsável pela seleção dos desafios, a mentoria e acompanhamento técnico das soluções propostas, a abertura de suas operações para a colaboração de participantes externos e o financiamento das bolsas de estudo. Os professores e pesquisadores do MIT desenharam e desenvolveram o conteúdo do programa. Já o Senai Cimatec, apoiará e oferecerá tutoria aos participantes, enquanto a The Bakery será responsável por acelerar os desafios.

"Estamos atuando no MINE 2.0 com algumas das instituições mais inovadoras do mercado, como parte de nosso objetivo de nos tornar uma empresa mais ágil, digital e colaborativa", afirma Gustavo Roque, Gerente de Gestão de Inovação em Ferrosos.

Newsletter Folha+

 

Carregando...