Varejo e Saúde realizaram mais de 100 mil contratações online em 2020

Mais de 162 mil admissões em todo o Brasil em 2020, sendo o Varejo o líder em contratações. Em segundo lugar está a Saúde.

Autor:
Publicado em:18/03/2021 às 12:00
Atualizado em:18/03/2021 às 12:00

Contratar profissionais de forma online é uma prática cada vez mais comum no Brasil e que se consolidou com a pandemia e as medidas de distanciamento social. Em 2020, só nos segmentos de Varejo e Saúde, estima-se que mais de 162 mil admissões foram feitas dessa forma. 

Esses foram os dois setores da economia que mais contrataram de forma remota no ano passado, segundo dados da unico (ex-Acesso Digital), obtidos por meio da solução unico | people, de admissão digital. 

enlightened A unico (ex-Acesso Digital) é uma empresa que desenvolve soluções inovadoras para a criação e proteção da identidade digital dos brasileiros.

De acordo com o levantamento, foram realizadas um total de 162.820 contratações online no ano passado. O Varejo liderou, foram mais de 70 mil novos funcionários selecionados à distância. E mais de 30 mil na área primordial à linha de frente no combate à Covid-19.

Newsletter Folha+

Pandemia acelerou contratações remotas

O distanciamento social tem modificado o mercado de trabalho em vários níveis, incluindo na forma de contratação das empresas. A tendência é que cada vez mais as instituições busquem soluções digitais, como explica Diego Martins, CEO e fundador da unico.

“Há algum tempo as empresas têm se aproximado da tecnologia e a pandemia acelerou esse processo. Elas têm buscado soluções no ambiente digital que tragam segurança, agilidade e praticidade para seus colaboradores. É o RH que está liderando esse movimento, com a adoção de soluções que, de cara, oferecem uma experiência sem burocracia para os novos funcionários”, explica Diego.

Segundo o levantamento da empresa, o número de contratações demonstrou crescimento, principalmente, a partir do mês de agosto. Ou seja, pouco tempo após a retomada parcial da maioria das atividades físicas. 

Elas seguiram em alta nos meses de novembro e dezembro, pois o período de Black Friday e Natal concentra um volume maior de admissões no varejo. Além deste setor e da Saúde, também houve mais contratações na Construção Civil (10.289), Terceirização de Serviços (7.410) e TI (6.590).

Admissões online em 2020
(Imagem: Reprodução/unico)

Segundo a unico, o Varejo registrou alta expressiva de agosto para setembro, por exemplo, com crescimento de 65%. Já na Saúde, o pico de admissões foi em julho, com mais de 3.800 contratações. 

Outros segmentos que tiveram alta no segundo semestre foram tecnologia da informação (161,10% no comparativo entre junho e dezembro), alimentos e bebidas (348,13%) e telecom (525,56%), assim como a retomada das contratações nos setores de aviação e serviços.

Carregando...