Você sabe como e quando utilizar a crase? Confira estas dicas

O professor Leo, do Português Play, separou dicas para você aprender crase e não errar a acentuação em concursos públicos.

Autor:
Publicado em:30/05/2019 às 11:51
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

A crase é um dos grandes vilões nos estudos de Português para concursos públicos. No momento da escrita, é comum sentir certa dificuldade para aplicá-la de forma correta. Mas, a boa notícia é que existem maneiras fáceis e rápidas para entender o uso da crase e deixar as dúvidas de lado.

FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Leo, do Português Play, que preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Se você é daqueles que ainda fica em dúvida sobre como e quando usar a crase, não pode perder essas dicas!

Em primeiro lugar, é importante entender o que é crase. O professor explica que a crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” mais o artigo definido “a”.

Também pode ser a fusão da preposição “a” mais o pronome demonstrativo “aquele, aquela, aquilo”. Quando a fusão ocorrer, basta pregar o acento grave. Veja o exemplo:

  • A + A = À
  • A + AQUELA = ÀQUELA
  • A + AQUILO = ÀQUILO

“A crase, em regra, é empregada antes de palavras femininas, pois essas palavras aceitam a presença do artigo feminino “a”, ocorrendo a fusão de preposição mais o artigo feminino”, explicou o professor.

Essa é a regra geral, mas, além dela, é importante observar outros três aspectos:

Regência verbal: quando o verbo pede um complemento verbal com preposição, o qual é chamado de objeto indireto. Exemplo: Refiro-me à garota. 

Regência nominal: quando o ASA (Adjetivo, Substantivo ou Advérbio) pede a preposição “a”, nesse caso teremos complementos nominais. Exemplo: Sou obediente à professora.

Locuções femininas: as locuções adverbiais (à noite, às vezes, à esquerda, às claras); nas locuções conjuntivas (à proporção que, à medida que) e nas locuções prepositivas (à espera de, à beira de, à procura de). Exemplo: À noite ele estuda. | À medida que estuda, mais aprendo português. | Estava à espera de você ontem.

O professor Leo aproveitou para reforçar que as locuções adverbias são formadas por duas palavras (a + substantivo); e as locuções conjuntivas são formadas por três (a + substantivo feminino + que).  Já as locuções prepositivas são compostas de três palavras (a + substantivo feminino + de).

Quer ficar craque em crase? Professor Leo promove evento gratuito sobre tema

Quando não usar a crase?

A crase não é utilizada antes de algumas palavras. O professor listou os sete casos mais comuns em que não ocorre crase e, consequentemente, não haverá o acento grave.

  1. Após preposições (Ex: Vou para a loja agora);
  2. Antes de artigo (Ex: Vou a uma festa hoje);
  3. Antes de masculino (Ex: Andou a cavalo na fazenda);
  4. Antes de verbo (Ex: Ficou a ver navios na conversa);
  5. Antes de pronomes (Ex: Diga a ela tudo.) 
  6. Antes de plural (Ex: Refiro a jovens novas);
  7. Entre palavras repetidas (Ex: Ficou cara a cara com o chefe).

Na hora de usar o acento grave uma dúvida que costuma surgir com frequência é se o acento sempre deve ser utilizado antes de palavras femininas. O professor Leo explica que nem sempre isso é regra. “Devemos sempre analisar, antes de tudo, a regência verbal ou nominal.” Confira esses dois exemplos:

Exemplo 1: Refiro-me à pessoa jovem.

Nesse exemplo, o verbo “referir-se” pede a preposição “a”, por isso ocorreu o acento grave, já que houve a fusão de preposição mais artigo. 

Exemplo 2: Vi a menina jovem na festa. 

Nesse caso, o verbo “ver" não pede preposição, pede apenas objeto direto; logo, ocorre apenas artigo definido antes da palavra feminina “pessoa”, deixando de ocorrer o acento grave.

Ainda está um pouco confuso? Calma que o professor ensinou um macete bem fácil para ajudar a identificar quando usar ou não a crase. Basta trocar a palavra feminina por outra masculina. 

Se for possível fazer a troca, este é um sinal de que haverá o acento grave. O “a” deverá ser substituído por “ao”, indicando que houve a fusão de preposição + artigo (a + a). 

yes Refiro-me à pessoa. (Refiro-me ao homem) 

yesDiga tudo à professora. (Diga tudo ao homem)

yesVou à festa dos amigos. (Vou ao lugar)

“Gosto sempre de gravar três palavras para ficar ainda mais fácil: HOMEM, LUGAR e CARRO. Nem toda palavra tem masculino, por isso será mais rápida a substituição por essas palavras”, indica Leo. Veja no exemplo:

noComprei a loja do meu amigo. (Comprei o carro)

Nesse exemplo acima fica sem crase, pois não conseguimos trocar o “a" pelo “ao”. No caso, ocorre apenas um artigo, porque o complemento do verbo é objeto direto.
 
enlightened Lembre-se de que é necessário que haja objeto indireto, complemento nominal ou locuções femininas para que tenha a possibilidade de crase.

Agora ficou fácil, não é? Mas, o professor ainda listou algumas dicas infalíveis para você aprender de uma vez por todas.

Confira 5 dicas para aprender CRASE de vez e não errar mais

1. DTC + Determinante = à (Distância,Terra e Casa) — Antes dessas palavras, se elas vierem determinadas, haverá o acento grave. 

Vou à terra natal amanhã.
Chegarei à casa de Maria mais tarde. 
Estou à distância de 20 metros. 

2. CEP = VIM DA = À (Cidades, Estados e Países) — Quando conseguirmos empregar a expressão “vim da”, crase haverá; mas muito cuidado, pois devemos sempre analisar a regência antes. 

Vou à Bahia nas férias. = Vim da Bahia. 
Viajarei à Roma com eles. = Vim da Roma. 

3. Crase antes do “DE" — DE = NÃO / DA = SIM 

De 8h as 18h, ele estuda. 
Das 8h às 18h, ele estuda.

De quinta a sexta, descanso. 
Da quinta à sexta, descanso. 

4. SDS (Senhora - Dona e Senhorita) — Antes desses pronomes, é possível o emprego do acento grave; claro que devemos sempre analisar a regência do verbo. 

Refiro-me à Senhora. 
Diga tudo a Dona Maria. 

5. Frase mnemônica dos casos proibidos  — Uma superdica para você gravar os casos proibidos de crase, grave esta frase: PARA UM HOMEM DIZER TUDO A MULHERES CARA A CARA.

Para = após preposições 
um = antes de artigo 
homem = antes de masculino 
dizer = antes de verbo 
tudo = antes de pronomes 
a mulheres = antes de plural 
cara a cara = entre palavras repetidas

O professor Leo ministrará um curso gratuito de crase, onde apresentará mais de 10 dicas e macetes que facilitarão o aprendizado sobre o assunto. Os estudantes poderão aproveitar para assistir aulas teóricas, fazer simulados, baixar materiais e ainda tirar dúvidas direto com o Professor Leo.