Voucher Coronavírus: programa vai atender trabalhadores informais
Governo prepara programa para socorrer os informais
Autor:
Publicado em:17/03/2020 às 11:14
Atualizado em:17/03/2020 às 11:14
O presidente Jair Bolsonaro encomendou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação do 'voucher Coronavírus'. O programa seria um benefício que o Governo pagaria, por um intervalo de tempo, para trabalhadores informais para socorrê-los durante a instabilidade econômica causada pela pandemia do Covid-19.
A expectativa é de que a medida seja anunciada pelo Palácio do Planalto nesta semana. Ainda não há informações sobre os detalhes do pagamento, uma vez que, o voucher está sendo estudado pela equipe econômica do Governo.
O pacote social poderá ser um alento aos trabalhadores mais carentes, que, muitas vezes, trabalham como vendedores ambulantes, visto que, o movimento nas ruas vem caindo após governos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendarem o recolhimento das pessoas em casa.
IFI alerta sobre os efeitos da pandemia na economia brasileira
Apesar da inflação baixa e da expectativa de mais corte na taxa de juros, a Instituição Fiscal Independente (IFI), acredita que será difícil atingir um crescimento do produto interno bruto (PIB) acima de 2% em 2020, diante da crise global.
Inclusive, apontou que as projeções de crescimento mundial estão sendo jogadas para baixo. Portanto:
"Para que seja mantida a previsão de crescimento de 2,2% em 2020, o Brasil teria que apresentar uma trajetória de incremento do PIB pouco provável diante do choque do coronavírus", alerta.
Com a disseminação do Coronavírus, que já afeta setores do Comércio e Serviços, os analistas da IFI ainda preveem que o ciclo de recuperação da atividade econômica no Brasil se interromperá. Diante disso, se torna ainda mais preocupante a geração e a manutenção dos empregos no país.
“Nesse contexto, elemento adicional que preocupa é a elevada taxa de desemprego no Brasil, que tem caído lentamente nos últimos três anos e pode voltar a subir a depender da extensão e duração dos impactos dos choques”, diagnostica a IFI no relatório.
Ministro da Economia anunciou pacote emergencial para manter os empregos
Nessa segunda-feira, 16, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a injeção de R$ 147,3 bilhões na Economia para frear os efeitos catastróficos que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) vem causando ao país, entre eles a desaceleração da economia.
Segundo o ministro, o programa emergencial, que terá duração de três meses, se baseia na preocupação com a saúde e o emprego. Desse valor anunciado, uma parte vai para os mais vulneráveis à doença - como os idosos; a segunda parte para a manutenção dos empregos; e a terceira, para a saúde, que será utilizada em políticas de combate à pandemia.