2ª parcela do auxílio emergencial tem previsão de pagamento na segunda, 18
Informação foi dada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães
Autor:
Publicado em:14/05/2020 às 18:20
Atualizado em:14/05/2020 às 18:20
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial começa a ser feito na próxima segunda-feira, 18.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 14, em uma transmissão ao vivo com o presidente Jair Bolsonaro. Segundo Guimarães, a liberação do crédito seguirá de forma escalonada, tendo como base a data de nascimento dos beneficiários.
O cronograma com todas as datas está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, 15, às 15h. O presidente da Caixa também informou que o banco vai pagar, entre esta sexta e sábado, mais um lote referente à primeira parcela.
Não foi divulgado o número de pessoas que receberão nesta semana, mas é esperado que recebam aqueles que tiveram inconsistências no cadastro. Guimarães também não disse se haverá outros pagamentos da primeira parcela durante as próximas semanas.
Os brasileiros que solicitaram o auxílio de R$600 podem acompanhar e consultar a situação do requerimento através de uma nova ferramenta disponível nos sites do Ministério da Cidadania e da Dataprev.
Na última semana, Pedro Guimarães informou que haverá modificações no pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$600. Segundo o presidente, o pagamento deverá ser mais espaçado entre os dias.
"No segundo pagamento, poderemos pagar de uma maneira diferente. Estamos debatendo com o Ministério da Cidadania. A maioria terá essa organização com data espaçadas", disse.
Guimarães contou que o segundo pagamento terá um planejamento melhor. Neste primeiro mês, o dinheiro foi sendo liberado conforme a Dataprev ia analisando as solicitações.
"Em 20 dias, 50 milhões de brasileiros receberam, desde a montagem do aplicativo, análise do aplicativo e o pagamento efetivo", explicou Guimarães.
Ao todo, foram quase 100 milhões de inscritos para receber o benefício. Destes, 26 milhões não têm direito e 12 milhões estão com inconsistências no cadastros, mas, neste caso, poderão fazer uma nova solicitação.
Ainda há um lote de 6 milhões de inscritos para ser analisado pela Dataprev. De acordo com Guimarães, assim que forem liberados estas análises, a Caixa fará o pagamento dos valores a quem tem direito em até dois dias úteis.
Por fim, o presidente da Caixa lembrou que o prazo para solicitação do auxílio emergencial vai até o dia 2 de julho. Os trabalhadores que tiverem direito ao benefício receberão os valores retroativos.