Quando se fala nos setores mais promissores para os próximos meses, é inevitável não mencionar a Tecnologia da Informação - mais conhecida como TI. Já não é de hoje que as carreiras da área estão em alta.
Em um mundo digital e conectado, a tecnologia é fundamental. Pensando em atrair cada vez mais profissionais qualificados ao mercado, Caio Lopes, que é co-fundador e CTO (Diretor de Tecnologia) da Mobile2you, listou cinco dicas que todo iniciante em TI deve seguir:
#1. Defina seu objetivo
Sabe aquelas perguntas que os recrutadores fazem em processos seletivos? Pense nelas e em como aplicá-las em sua vida. Ter um mindset programado para o sucesso pode fazer toda a diferença!
Então, como você se imagina daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? O que você pretende alcançar com sua carreira? Todas essas perguntas ajudam a moldar o seu objetivo, então reflita bastante e tente definir respostas que podem te guiar e nortear seu futuro.
#2. Escolha um bom ensino
Atualmente, existem diversos cursos de TI - pagos ou gratuitos, de 15 dias ou 3 meses, presenciais ou à distância. Mas, apesar de ser sempre útil aprender e continuar estudando, a melhor base para TI vai vir da faculdade.
É lá que você vai desenvolver um leque amplo de conhecimento básico na área e, a partir daí, traça sua rota para o futuro, determinando qual percurso seguir. Mas é importante ter em mente que cursar uma boa faculdade pode abrir portas que você nunca imaginou.
Vale sempre lembrar que apenas deter conhecimento não tem significado. Para ter sucesso, o conhecimento precisa ser aplicado.
Estratégia para 2021: Investir no autoconhecimento dos profissionais

(Foto: Pixabay)
#3. Aprenda Inglês
Sem essa de 'the book is on the table'. O mundo está cada vez menor e as tecnologias tornam possível que não existam barreiras geográficas. Assim, o Inglês é o idioma universal para se comunicar com outros profissionais da área, e seguirá sendo por muitos anos.
Além disso, grande parte dos softwares e ferramentas são em Inglês, então é muito importante ter o domínio do idioma para não ficar para trás. É um investimento que agrega muito, então seja trabalhando, viajando ou conhecendo pessoas novas, ter o Inglês em dia é fundamental.
Leia também: 5 séries premiadas para estudar Inglês e turbinar o currículo
#4. Desenvolva as soft skills
No setor de TI é preciso conhecer muito (e gostar) de computação, programação, e diversos outros atributos técnicos. O que vai te diferenciar do resto, no entanto, são as soft skills (habilidades interpessoais, em Português).
Viu isso? Inteligência emocional é a soft skill mais buscada por empregadores
Elas são definidas pela sua capacidade de se relacionar com pessoas, de resolver problemas e de lidar com diferentes situações. Resumindo competências emocionais e comportamentais que se forem bem trabalhadas e desenvolvidas, podem te diferenciar e alavancar tanto sua carreira quanto os resultados da sua empresa.
Então, lembre-se que é importante sair um pouco da frente do computador e ter contato com outras pessoas, treinando suas habilidades não-técnicas.
#5. Adquira experiência
Após muito estudo, treino e preparo, é a hora da verdade: o estágio. Como a área está em constante expansão, não faltam oportunidades para adquirir experiência em empresas.
Sejam elas startups ou multinacionais, o importante é que todas vão agregar muito ao seu conhecimento e te dar expertise de mercado, e com o tempo você vai se tornar um verdadeiro ninja em TI.
No site da Mobile2you tem uma área para cadastro de currículos e, segundo o diretor de Tecnologia, novos talentos são sempre bem-vindos!