7 tendências de RH para 2021: saiba o que estará em alta no setor

Confira quais são as sete tendências para o setor de RH para o ano de 2021, depois das mudanças pelas quais o setor passou este ano.

Autor:
Publicado em:14/12/2020 às 09:00
Atualizado em:14/12/2020 às 09:00

O ano de 2020 foi desafiador para o mercado de trabalho. Alguns avanços que estavam previstos para daqui a alguns anos, como a adesão em massa ao home office, já puderam ser percebidos nos últimos meses.

Com isso, as equipes de Recursos Humanos tiveram que se adequar às novas realidades. As mudanças provocadas pela pandemia do novo Coronavírus só evidenciaram a necessidade de avanços tecnológicos e métodos estratégicos na área. 

Para 2021, já estão previstas diversas tendências para o setor. Pensando nisso, a consultoria de Recursos Humanos, Matchbox, listou 7 tendências do RH para o próximo ano. Confira!

enlightened 5 tendências para empreendedores digitais em 2021

RH
Algumas tendências iniciadas em 2020 devem continuar no próximo ano
(Foto: Divulgação)

#1 Candidate Experience

Cerca de 95% dos candidatos acreditam que a forma como eles são tratados enquanto concorrentes é a forma como eles serão tratados como colaboradores. Por isso, olhar com cuidado para o candidato precisa ser cada vez mais o foco no setor de RH.

A Matchbox defende que a experiência do candidato em 2021 não será mais um diferencial, mas sim, uma premissa básica para qualquer empresa que queira manter uma boa imagem da sua marca empregadora no mercado.

Segundo a consultoria, o candidato, aprovado ou não, quando leva para casa uma boa experiência de uma empresa, ele se torna automaticamente um promotor da sua marca empregadora. Consequentemente, mesmo que não tenha sido aprovado na seleção, o concorrente se torna um futuro consumidor dos produtos ou serviços da companhia.

#2 Responsabilidade social

A preocupação com responsabilidade social cresceu com a pandemia, principalmente quando o assunto é diversidade e inclusão. Um dos motivos é o fato da população estar cada vez mais adepta às marcas que apoiam causas sociais, e cada vez surgem mais movimentos contra marcas que não se posicionam.

No entanto, a Matchbox alertou que estar aberto a isso, não é só uma questão de estratégia para o negócio. Isso é algo que precisa estar alinhado à cultura organizacional da empresa, e de acordo com o perfil de seus colaboradores.

#3 Processos seletivos 100% online

Também durante a pandemia as empresas passaram a repensar seus processos seletivos. O distanciamento social ajudou a provocar uma grande mudança de mindset em relação ao recrutamento e seleção de novos profissionais, que passaram a ser realizados 100% online.

Os processos seletivos de forma 100% online trouxeram diversos benefícios para as organizações e também para os candidatos, fazendo com que este tipo de processo continue entre as tendências para 2021.

Botão com link para newsletter

#4 Softwares para RH

A transformação digital e, consequentemente, o uso de novas tecnologias na área de Recursos Humanos é uma tendência que já vem sendo observada a alguns anos. Isso porque, de acordo com a Matchbox, o setor de RH está se tornando cada vez mais estratégico, com a automatização de processos e softwares que ajudem os profissionais dessa área a otimizarem seu trabalho, dando mais tempo para que se dediquem às pessoas.

Inclusive, neste ano, a Matchbox lançou o Spark, a 1ª ferramenta para profissionais de Employer Branding do Brasil. O Spark possui funcionalidades que ajudam na criação de um relacionamento personalizado e automatizado com os candidatos. Além disso, os profissionais de RH ganham mais velocidade e inteligência no recrutamento e conseguem  mensurar o impacto do seu trabalho e otimizar seus resultados.

#5 People Analytics

Outra metodologia que vem sendo tendência no setor é o People Analytics. Apesar de ter ganhado maior destaque nos últimos anos, a área de Recursos Humanos ainda não conseguiu se aprofundar nessa metodologia.

Segundo a Harvard Business Review, o investimento em Big Data é alto, mas apenas 5% dele vai para a área de RH. No entanto, o People Analytics se mostra cada vez mais essencial. 

Em 2021, a consultoria evidencia que será preciso dar atenção para a personalização da gestão de pessoas, olhar para os dados e fazer com que eles auxiliem nos processos de tomada de decisão se alinhando às reais necessidades da empresa e de seus colaboradores.

#6 Treinamentos online

Outra tendência de 2020 que deve permanecer pelos próximos anos são os treinamentos online. As formações, que podem ser realizadas em diferentes plataformas digitais, podem ser usadas tanto para o aprimoramento e capacitação dos funcionários, quanto para indicadores de desempenho.

Além disso, as empresas podem utilizar as redes sociais como aliadas para motivar ainda mais seus colaboradores. Criar estratégias simples em sua rede social de carreira pode trazer grandes benefícios.

#7 Benefícios flexíveis

Além do modelo de trabalho, considerando que muitos profissionais migraram para o home office, outra mudança foi em relação aos benefícios oferecidos aos colaboradores. A Matchbox destacou que, hoje, não é mais um simples pacote de benefício com vale transporte e vale refeição que irá conquistar um profissional.

Isso porque as prioridades mudaram com a flexibilidade no trabalho. Atualmente existem diversas opções de benefícios flexíveis para as empresas. Para fazer a melhor escolha, o importante é entender o que o seu perfil de colaborador procura e implementar um que esteja alinhado às necessidades da empresa e dos funcionários.