Projeto TRANS-formAção capacita gratuitamente pessoas transgêneras

Iniciativa conta com 16 horas de conteúdo para o mercado de trabalho

Autor:
Publicado em:23/07/2020 às 15:00
Atualizado em:23/07/2020 às 15:00

Estão abertas as inscrições para o projeto TRANS-formAção, realizado pela TransEmpregos em parceria com a organização Mães pela Diversidade - braço filantrópico da companhia. O conteúdo é dedicado para pessoas transgêneras, que buscam se preparar para o mercado de trabalho

O projeto consiste em treinamentos online e gratuitos, com o objetivo de desenvolver habilidades que passam pelo digital, Conhecimentos Jurídicos e trabalho. Para se inscrever, é preciso acessar o site TransEmpregos.

Segundo a organização, a partir da inscrição será possível assistir às videoaulas disponíveis na plataforma quantas vezes quiser. No entanto, o conteúdo só avançará após a conclusão e aprovação do teste.

A iniciativa tem o apoio do Google.org e oferece 16 horas de conteúdo para preparar pessoas transgêneras para o mercado de trabalho, com testes de conhecimento e certificado de participação.

Projeto capacita pessoas transgêneras (Foto: Reprodução/Youtube)
Projeto capacita pessoas transgêneras (Foto: Reprodução/Youtube)

 

A primeira etapa do curso contempla Habilidades Subjetivas e conta com módulos de inteligência emocional, comunicação, trabalho em equipe, capacidades executivas e gerenciamento. Além dessa fase, há ainda conteúdos sobre:

Identidade Profissional - conta com dicas para entrevista de emprego, incluindo boas práticas para o currículo e como buscar uma oportunidade de forma eficiente;

Conhecimentos Jurídicos - ao entrar no mercado de trabalho, é essencial entender quais são os distintos formatos de contratação e seus benefícios, direitos e deveres; e

Habilidades Digitais - novas ferramentas digitais essenciais para o mercado atual, incluindo as ferramentas de G-Suite do Google.

Veja também:

Saiba como funciona o projeto TRANS-formAção

As  fundadoras da TransEmpregos, Márcia Rocha e Maite Schneider, comentam que o projeto visa não apenas capacitar, mas acolher.

"Fazer com que as oportunidades não sejam negadas por uma sociedade que exclui esta parcela da população, desde a família, escola e garantias constitucionais, é tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Um mundo mais humano só é possível com mais equidade, empatia e ações edificantes como esta", falam.

Segundo a organização, todos os módulos serão realizados e gravados por profissionais, mestres ou educadores com conhecimento na área apresentada, sendo um terço destes profissionais pessoas transgêneras.

Notícias de empregos

 

No início de cada vídeo, haverá áudio-descrição para pessoas cegas ou com visão reduzida, conduzindo a atividade e o cenário, assim como, quando possível, descrição das cenas apresentadas.

Além disso, deficientes auditivos contarão com legendas em todos os vídeos e interpretação em libras. Após a conclusão das etapas, haverá um teste online para ser respondido pelo participante, que receberá um certificado de participação. 

A Associação Mães pela Diversidade, formada por pais e mães de pessoas LGBTQIA+ de todo o Brasil, disse em comunicado que o projeto sintetiza o espírito da organização.

"Acreditamos no acolhimento e no afeto para lutar contra a discriminação. Tire seu preconceito do caminho que vamos passar com nosso amor", diz.

Já o gerente de Marketing do Google, Jimena Tomás, afirmou que o Google.org está doando US$1,2 milhão para mais de 70 organizações LGBTQIA+ em todo o mundo.

"O Covid-19 nos mostrou que algumas comunidades são mais vulneráveis que outras, no enfrentamento de qualquer crise. Por isso, além de apoiar o projeto TRANS-formAção, o Google também dará suporte à TransEmpregos, para que suas vagas estejam disponibilizadas na sessão de Empregos na busca do Google, tornando possível conectar esse público com empresas interessadas em contratar e com valores de diversidade alinhados ao projeto", afirmou.