Aceleração digital requer novas habilidades para vender na rede

Resolução de problemas, pensamento analítico, criatividade e resiliência estão entre as soft skills necessárias para obter sucesso nas vendas e atendimento.

Autor:
Publicado em:28/10/2020 às 08:00
Atualizado em:28/10/2020 às 08:00

As áreas de Vendas e de Atendimento estão entre as profissões mais importantes do mercado, já que são elas as responsáveis por gerar e manter os negócios de qualquer empresa. Você já parou para pensar quais são as soft skills necessárias para obter sucesso nessas áreas?

Pensando em como poderiam ajudar os profissionais desse setor, os especialistas Ivan Correa e Carol Manciola se uniram para criar a Posiciona Educação e Desenvolvimento, uma consultoria que capacita as equipes e melhora o desempenho dessas áreas por meio da educação corporativa.

A empresa utiliza a metodologia proprietária para desenhar soluções educacionais alinhadas aos objetivos dos clientes, envolvendo recursos digitais, dinâmicas presenciais e atividades de preparação, fixação e transferência de aprendizagem.

"Entendemos que as pessoas são o diferencial competitivo de todas as organizações, por isso investimos em uma metodologia que fosse ao encontro do momento e posicionamento de cada um. Não chegamos com um escopo de conteúdo pronto e engessado, gostamos de entregar valor e somar às estratégias de cada cliente", comenta Carol Manciola, CEO da empresa.

Mas, afinal, quais soft skills são necessárias para que esses profissionais usem a tecnologia e aspectos socioemocionais ao seu favor? 

  • Habilidades tecnológicas para saber usar as informações de forma lógica e estratégica;
  • Empatia para entender a dor do cliente em situações adversas;
  • Flexibilidade;
  • Inteligência emocional como disciplina e capacidade para lidar com frustrações;
  • Capacidade de ler e interpretar os dados para a tomada de decisão;
  • Resolução de problemas;
  • Pensamento analítico;
  • Criatividade;
  • Resiliência; e
  • Senso crítico.

É importante ressaltar que essas e outras habilidades no atendimento do vendedor ganham cada vez mais relevância como mecanismo responsável por agregar valor ao processo de compra.

De acordo com Carol, é preciso desafiar positivamente as pessoas para melhorar suas competências e trazer resultados consistentes. 

"Os processos de vendas e atendimento das empresas ainda são pouco estruturados e os profissionais dessas áreas, muitas vezes, pouco valorizados. Criamos a Posiciona para ressignificar isso. Acreditamos que o sucesso das organizações dependem de um conhecimento atualizado e constante, por isso, trabalhamos para criar condições adequadas para que o conhecimento e experiência sejam plenamente transferidos e integrados, provocando reflexões positivas e propositivas nos envolvidos", explica.

 

As áreas de Vendas e de Atendimento estão entre as mais importantes do 
mercado digital atual (Foto: Pixabay)


O que + você precisa saber:


Posiciona já tem três anos de atuação no mercado 

Durante o período de atuação, a Posiciona já atendeu empresas de diversos segmentos, entre elas: Danone, Raízen, TIM, Via Varejo, Hering, ESPM, A.C.Camargo Cancer Center, entre outras. 

"Nós já treinamos mais de 80 mil profissionais e cuidamos para que nosso envolvimento não termine na aplicação de um workshop. Nossa entrega precisa ser capaz de gerar mudança de comportamento, melhorando o desempenho do indivíduo e o resultado da organização", conta Ivan Correa, sócio fundador da empresa.

A Posiciona é focada nas áreas de Vendas (B2B e B2C) e Atendimento, trabalhando negociação como competência-chave e envolvendo desde a alta liderança até os profissionais que estão na linha de frente com os clientes. 

"Entendemos que o que sustenta o posicionamento das empresas não é o Powerpoint do planejamento estratégico e, sim, a execução do dia a dia. Por isso, buscamos integrar todos os profissionais em um só ambiente e conectamos conteúdo, forma e experiência para entregar soluções que contribuam de forma efetiva", ressalta Ivan.

Hoje, as soluções educacionais oferecidas pela empresa acontecem nos ambientes físico e digital, e podem ser explorados em diferentes formatos: palestras, workshops, team buildings, webinars, vídeos, podcasts, entre outros.

Sobre a Posiciona

Fundada em 2017 por Carol Manciola e Ivan Correa, a Posiciona é uma empresa de Educação Corporativa com foco nas áreas de Vendas e Atendimento. Desde então, oferece soluções educacionais que desafiam os colaboradores das áreas de negócio a melhorarem seu desempenho por meio de palestras, workshops, teambuildings e conteúdos digitais.

Nos últimos três anos, a empresa já capacitou mais de 80 mil pessoas em todo o país e atendeu mais de 70 empresas em diferentes áreas como Bayer, Dasa, Alpargatas, Midway, Tribanco, Grupo Mafra, entre outros.

 

Newsletter Folha+


 

Carregando...