A terça-feira, 22, começou esperançosa para mais de 7 milhões de brasileiros. Isso porque havia a previsão da Caixa Econômica Federal creditar o auxílio emergencial para mais pessoas com o processo aprovado, seguindo o calendário de pagamentos.
Mas, não foi por esse motivo que o #CaixaTemNãoFunciona virou uma das tags mais comentadas do twitter.
Ela ocupou os primeiros lugares durante muitas horas. E, até o fechamento desta matéria, a tag #auxílioemergencial ainda ocupava a 5º colocação entre os assuntos do momento no país.
Durante toda a manhã e tarde, milhares de internautas tuítaram as suas revoltas e frustrações com o aplicativo, que, segundo eles, não funciona.
Algumas pessoas até tentaram ajudar aos que reclamavam, montando as famosas "threads". Para quem não sabe, esse é o nome dado a uma postagem que junta vários tuítes com o objetivo de resumir algo ou contar uma história.
Neste tuíte, o internauta ensina como passar pelo "bug" da caixa por meio de um aplicativo da Samsung, mas...
Houve quem conseguisse, mas teve muita gente que persistiu no erro. A confusão e as dificuldades de acesso com o aplicativo da Caixa renderam muitos memes entre os 'tuíteiros', que mesmo aflitos usam do bom humor para aliviar a tensão.
Acho que nem mesmo Pabllo Vittar esperaria por um parabéns desse... se liga nesse bolo:
Teve gente que conseguiu, fechou e não conseguiu mais... que arrependimento, hein
A tristeza só não é maior porque eles estão vendo que tem muita gente passando pelo mesmo problema.. e não estão sozinhos:
Não estão sozinhos mesmo... tem gente comentando sobre a dificuldade em toda parte. "Tá difícil irmão, tá difícil.."
Ficou uma dúvida no ar...
Teve até uma comparação temporal envolvendo a pequena Chloe e a apresentadora Eliana:
Aplicativo tem problemas recorrentes e ministro culpa a Apple
Não é de hoje que o aplicativo da Caixa Tem tem sido motivo de queixa entre os internautas. Há mais de uma semana que os beneficiários reclamam da instabilidade e dificuldade em acessá-lo.
As queixas das pessoas têm sido principalmente pelo fato de o aplicativo ser essencial aos que não informaram conta pessoal no ato do cadastro ou não possuem conta na Caixa ou no Banco do Brasil. Com a falta de acesso, aqueles que tiveram o pedido aprovado não conseguem ter acesso ao dinheiro depositado na poupança digital.
O aplicativo Caixa Tem é o único meio de acessar a conta. A principal reclamação é sobre a dificuldade de logar. A Caixa chegou a responder a um internauta:
"Olá! O aplicativo CAIXA TEM pode apresentar intermitência momentânea devido ao alto volume de acessos. Pedimos que faça nova tentativa mais tarde. Até mais!"
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, também se manifestou sobre os problemas referentes ao aplicativo 'Caixa Tem'. Em entrevista ao Brasil Urgente, da Band, ele culpou a Apple pela dificuldade no acesso.
Segundo Onyx, a instabilidade e dificuldade nos acessos ao aplicativo estaria acontecendo apenas com usuários com iPhone.
O ministro ainda comenta sobre uma possível demora na empresa em processar a última atualização da versão do aplicativo para os celulares que fabrica.
"O problema não é do governo, é do fabricante do iPhone", comentou Onyx.
Calendário de pagamento da primeira parcela
O pagamento da primeira parcela acontecerá até o dia 30 de abril. A Caixa elaborou o calendário de acordo com o Número de Identificação Social - NIS:
- 23/04: 1.922.522 pessoas – NIS final 5
- 24/04: 1.919.453 pessoas – NIS final 6
- 27/04: 1.921.061 pessoas – NIS final 7
- 28/04: 1.917.991 pessoas – NIS final 8
- 29/04: 1.920.953 pessoas – NIS final 9
- 30/04: 1.918.047 pessoas – NIS final 0