Assuntos de História, Geografia e Sociologia no concurso PMERJ

Professor lista principais tópicos a serem estudados pelos interessados no próximo concurso PMERJ. Seleção deve ter oferta de 2 mil vagas.

Autor:
Publicado em:25/08/2020 às 03:34
Atualizado em:25/08/2020 às 03:34

Professor recomenda início de preparação


Em 2014, o concurso PMERJ para soldado reuniu mais de 100 mil inscritos. A tendência é que a concorrência seja similar na próxima seleção, cujo edital é aguardado para ser divulgado no primeiro semestre do ano que vem.

Para o professor Rodrigo Janique, os interessados em ingressar na corporação precisam iniciar os estudos desde já.
 

“A aprovação vem com uma preparação de médio e longo prazo. Esperar para estudar apenas quando sair o edital é um grande erro. Aproveitem que o edital ainda não saiu, e quando estiver próximo a prova, revisem o conteúdo que já foi estudado”, recomenda.

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


A orientação do professor é porque o sinal verde do governador Wilson Witzel para a abertura da nova seleção deve acontecer após a convocação dos últimos 400 aprovados restantes do concurso de 2014. E a previsão é que isso ocorra até dezembro.

Com isso, a corporação vai poder homologar a seleção anterior para enfim intensificar os preparativos do novo concurso PMERJ.
 

Base de 2014 deve ser mantida, segundo professor


No que tange às disciplinas de História, Geografia e Sociologia, Rodrigo Janiques recomenda que os futuros candidatos utilizem como base de estudo o programa de 2014.
 

“Eu diria que é quase certo que o conteúdo programático será mantido. Se houver alguma mudança, será bem pequena”, acredita.


+ Concurso PMERJ: comandante revela como funciona o curso de formação
 

No concurso de 2014, as questões de História da prova geraram muita polêmica, já que para muitos concorrentes alegam que foram cobrados assuntos que não constavam no edital.

Na visão do professor, esse problema não deve afetar o programático da disciplina no próximo concurso.
 

“Apesar da cobrança excessiva e descabida da banca, acredito que o conteúdo não irá ser alterado. O erro não foi no conteúdo e sim na maneira como as questões foram elaboradas.”

Concurso PMERJ deve ser autorizado até meados de 2021 (Foto: Divulgação)
Concurso PMERJ deve ser autorizado até meados de 2021
(Foto: Divulgação)


Rodrigo Janiques destaca que o maior erro que um candidato pode cometer ao estudar para soldado da PM-RJ é negligenciar o estudo de qualquer disciplina.
 

“No concurso passado, muitos candidatos focaram em outros conteúdos, como Português e Redação, e deixaram História, Geografia e Sociologia. O resultado foi a reprovação de vários deles”, lembra.


Além disso, o professor alerta que mesmo com os problemas ocorridos pela organizadora anterior, a Exatus, certamente haverá uma alteração da banca para o próximo concurso. No entanto, ainda é recomendável fazer questões da prova anterior.
 

"A banca pode mudar, mas o conteúdo programático provavelmente não. Além disso, resolver questões anteriores é fundamental para conseguir a aprovação", finaliza.


+ Por que acreditar na autorização de um novo concurso PRF?
 

Principais assuntos que podem ser cobrados no próximo concurso PMERJ


No que se refere ao conteúdo de História, o professor apontou que os conteúdos mais importantes são expansão ultramarina; ciclo do açúcar, do ouro e do café; escravidão, revoltas coloniais; período Joanino; e o 2º Reinado.

Em Geografia, Rodrigo Janiques recomenda que os futuros candidatos procurem dar atenção especial aos seguintes assuntos: metrópole, densidade demográfica, localização geográfica e aspectos gerais sobre a economia e sociedade do Rio de Janeiro.

Já em Sociologia, os conteúdos mais importantes, segundo Rodrigo Janiques, são o fato social de Durkheim, Karl Marx, desigualdade e mobilidade social, marginalidade e favelização.
 

Veja relação dos assuntos que podem ser cobrados:

HISTÓRIA

  • Expansão ultramarina: Rotas de comércio, especiarias da Índia e Mercantilismo, Chegada dos Portugueses ao Brasil;
  • Pacto colonial, Capitanias hereditárias e Governo Geral;
  • Ciclos econômicos (açúcar, ouro e café), Bandeirantismo e quilombos;
  • Revoltas coloniais e durante o período imperial, Guerra do Paraguai;
  • Transferência da Corte, abertura dos portos, elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves;
  • Independência do Brasil, 1 e 2 Reinado; e
  • Escravidão indígena, Negra Africana e mão de obra imigrante.
     

GEOGRAFIA

  • Aspectos da Geografia física do Rio de Janeiro: Clima, vegetação, relevo e hidrografia;
  • Metropolização, conurbação, movimento pendular e cidades - dormitório;
  • Região metropolitana do Rio de Janeiro - MAPA;
  • Localização geográfica do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio de Janeiro - MAPA;
  • Localização geográfica - Rosa dos ventos;
  • Demografia e densidade demográfica;
  • Taxas de crescimento vegetativo, mortalidade, fertilidade e natalidade - TABELAS e GRÁFICOS; e 
  • Favelização e migração.
     

SOCIOLOGIA

  • Principais teóricos da sociologia: Auguste Comte, Émile Durkheim e Karl Marx;
  • Sociologia e sociedade;
  • Mobilidade social vertical e horizontal, estratificação social.;
  • Cultura, miscigenação e herança social;
  • Sociedade comunitária e societária;
  • Processo de favelização e marginalidade; e
  • Cidadania e direitos humanos.
     

Déficit na corporação evidencia necessidade de novo concurso PMERJ


A carência de pessoal na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é muito grande. A corporação deveria contar com um efetivo de 37.541 soldados, mas atualmente não possui nem 8 mil.

O elevado déficit de pessoal é apontado por especialistas como um dos motivos dos altos índices de violência no Estado do Rio de Janeiro. Tanto o governador Wilson Witzel como o secretário da PM-RJ, coronel Rogério Figueredo, já anunciaram que a nova seleção seleção terá oferta de 2 mil vagas.

Atualmente, o cargo de soldado da PMRJ requer o ensino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Também é exigida a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Ao longo do curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Depois da formatura, o valor passa para R$3.452,55.Tão logo o concurso PMERJ seja autorizado, a corporação formará uma comissão que ficará responsável por elaborar o termo de referência da seleção, documento que estabelecerá as regras para a escolha da organizadora.

A tendência é que a estrutura do concurso de 2014 não seja alterada. Na ocasião, a prova objetiva foi composta por 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Português (dez), História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos (com cinco questões cada).

A primeira etapa também contou com uma redação, que deveria ter entre 20 e 30 linhas. A segunda etapa foi o exame psicológico, eliminatório, que teve como objetivo avaliar os candidatos que possuam funções mentais e habilidades específicas, além de
características de personalidade compatíveis com o cargo.

A terceira fase constou de exame antropométrico, mediante verificação do Índice de Massa Corporal (IMC).  Ainda haverá exame físico, teste toxicológico, exame médico e pesquisa social e documental.

Na época, a seleção reuniu 105.458 candidatos (83.892 homens e 21.566 mulheres) na disputa por 6 mil vagas de soldado (5.400 para o sexo masculino e 600 para o feminino).

A tendência é que o novo concurso tenha novamente uma grande concorrência. Por isso, os interessados devem iniciar a preparação o quanto antes tomando como base o programa do concurso de 2014.