Atlas Schindler oferece capacitação e estágio para recém-formados

De acordo com a empresa, o programa de capacitação já teve 93,3% de seus participantes efetivados.

Autor:
Publicado em:29/03/2021 às 14:05
Atualizado em:29/03/2021 às 14:05

O desemprego já atinge 14 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os jovens, muitas vezes sem experiência profissional, ingressar no mercado de trabalho se torna ainda mais difícil.

Com o objetivo de reverter essa situação, a Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, tem ampliado suas oportunidades de emprego. A empresa promove ações que assegurem o trabalho formal desde o início de carreira de jovens profissionais.

Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do Coronavírus, a empresa deu continuidade ao Programa Newcomers (Formação de Segurança & Técnica de novos colaboradores).

Esse programa, desenvolvido pelo Centro de Treinamento da Atlas Schindler, oferece a chance de jovens recém-formados ingressarem no mercado de trabalho por meio de uma especialização promovida pela companhia.

Ele conta com instrutores próprios na capacitação de técnicos(as) para executar manutenção preventiva e corretiva em elevadores. Isso através de conceitos de mecânica e elétrica, com ênfase na segurança, qualidade e padronização da manutenção.

No segundo semestre de 2016, em São Paulo, teve início a primeira turma de participantes. No ano seguinte, o programa expandiu para mais cinco filiais (Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos).

 

Filial da Atlas Schindler em Curitiba
Atlas Schindler busca capacitar jovens recém-formados para o
mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

 

Já, em 2018, o programa foi implementado em todo o Brasil. Ao todo, 313 colaboradores participaram do programa e foram contratados entre 2016 e 2020.

A partir de 2019, a Atlas Schindler começou a uma parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na Grande São Paulo, Na ocasião, foi criado o Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores com toda a estrutura de simuladores para execução de atividades práticas.

Com essa parceria, o Centro de Treinamento em conjunto com o RH da Atlas Schindler faz a seleção dos melhores alunos dos cursos técnicos da área de elétrica (Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecatrônica).

Os estudantes são convidados a participar do Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores, na unidade do SENAI Anchieta, com duração de 300 horas.

Alunos podem realizar estágio na Atlas Schindler

Todos os alunos com bom desempenho na especialização são chamados para um programa de estágio na Atlas Schindler. O objetivo é colocar os conhecimentos em prática e ter uma troca direta com os profissionais da empresa.

Desde o começo da parceria, três turmas foram formadas - uma delas ainda em andamento. Foram 52 alunos capacitados por meio do Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores.

Além disso, dos 30 participantes que ingressaram no programa de estágio, 28 foram efetivados pela empresa e, hoje, integram o quadro de funcionários da Atlas.

O estágio, promovido pelo Programa Newcomers, é feito nas áreas de Atendimento Avançado ou Qualidade e Segurança do Colaborador e do Produto e tem duração de 400 horas.

No decorrer desse período, os estagiários são acompanhados por um técnico da área em todas as suas atividades. Eles ainda têm direito a benefícios como: Vale Transporte, Vale Refeição, Plano de Saúde e cesta de natal, além de uma bolsa estágio.

Ao fim do estágio, tendo vagas em aberto na companhia, os participantes que apresentam bom desempenho, demonstram interesse e alinhamento aos valores da empresa, têm alta chance de efetivação.

O que + você precisa saber: 

Capacitação dos profissionais no pós-efetivação

Depois da efetivação, a Atlas Schindler continua com o investimento em capacitação dos funcionários. Diante de pandemia, o Centro de Treinamento da empresa tem investido na inovação dos modelos tradicionais.

Webinars, veiculados à distância, foram incluídos na rotina da empresa, assim como a viabilização de novas ferramentas. A realidade aumentada a partir de óculos com projeção nas lentes, por exemplo, está em fase de implementação.

Com ações alinhadas a vocação tecnológica que permeia os produtos e soluções da companhia, os estagiários que se tornarem funcionários da companhia têm a oportunidade de continuar aprendendo mesmo depois de contratados.

O gerente executivo de Treinamento Técnico da Atlas Schindler, Rodolfo Luchez, conta que a Atlas Schindler se preocupa com o crescimento dos profissionais e não mede esforços para investir nos colaboradores, que são os condutores da qualidade percebida pelos clientes.

“A partir de programas como o Newcomers atraímos profissionais qualificados para o nosso quadro de colaboradores e também damos a oportunidade de jovens talentos se capacitarem e embarcarem no mercado de trabalho. Sabemos que muitos empregadores exigem experiência na função e isso acaba dificultando a entrada de recém-formados no mercado. Nosso objetivo é dar a oportunidade que muitos jovens precisam", diz Rodolfo Luchez.

Newsletter Folha+

Cresce quantitativo de mulheres no segmento

Rodolfo Luchez também ressalta que a presença feminina no Programa Newcomers teve um aumento nos últimos anos. Em 2016, não foi registrada a inscrição de nenhuma mulher no Curso de Especialização de Manutenção de Elevadores.

Já este ano, foram seis técnicas selecionadas em meio a um total de 18 candidatos. Entre 2016 e 2020, foram 24 mulheres contratadas a partir de suas participações no Programa. O crescimento de mulheres atuando em campo também foi percebido na equipe da companhia.

Em 2017, por exemplo, eram sete técnicas de elevador na Atlas Schindler. Atualmente, são cerca de 47 colaboradoras que desempenham a função de técnica de atendimento avançado, montadora e vistoriadora de elevador.