+ Como estudar atualidades para concursos públicos
De acordo com o professor de Atualidades do Qconcuros, Luiz Rezende, os alunos não devem deixar o concurso sair para só então começarem a estudar.
"O maior erro dos alunos é acharem que atualidades só se estuda com edital aberto, pois a amplitude dos temas que podem ser cobrados e a velocidade de informações nos tempos atuais - além de como as informações se tornam fugazes - demanda o estudo e informação contínua sobre os temas sociais e contemporâneos", explica.
Pensando em ajudar os candidatos a se manterem atualizados, preparamos este conteúdo com alguns dos destaques de acontecimentos no Brasil e no Mundo neste mês de novembro. Confira:
CLT para servidores públicos
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é válida a alteração constitucional que permite a contratação de novos servidores públicos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem estabilidade.
Essa decisão foi tomada no julgamento de uma ação que tramitava há 24 anos, e não afeta os atuais servidores, que permanecem regidos pelo regime estatutário.
Uso de símbolos religiosos em órgãos públicos
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a presença de símbolos religiosos em prédios governamentais é válida, desde que represente a tradição cultural da sociedade.
A decisão, tomada em sessão virtual encerrada no dia 26, será referência para casos semelhantes em instâncias inferiores. O julgamento abordou princípios constitucionais, como a liberdade religiosa e o laicismo, que estabelece a neutralidade do Estado em relação às diversas crenças.
Jornada de trabalho 6x1
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho 6x1 e reduzir a jornada semanal no Brasil está em debate no Senado.
A proposta é uma reivindicação antiga da classe trabalhadora, que busca melhorar a qualidade de vida, reduzir problemas de saúde relacionados a longas jornadas e fomentar a criação de empregos.
No modelo atual, a jornada semanal é de até 44 horas, mas a PEC prevê reduzi-la para 40 horas, com diminuição gradual até o limite de 36 horas por semana. A matéria, aprovada em uma comissão do Senado, segue para análise na Câmara dos Deputados, salvo novos recursos de senadores.
Inquérito tentativa de golpe de Estado
Um inquérito feito pela Polícia Federal que investiga a tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito foi instaurado. O inquérito foi enviado à Procuradoria-Geral da República pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O documento indicia o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas. No fim do mês, o sigilo dos documentos foi retirado.
Eleições norte-americanas
Os Estados Unidos elegeram o novo presidente, que tomará posse em janeiro de 2025. A disputa entre Kamala Harris (atual vice-presidente) e Donald Trump (ex-presidente) terminou com a vitória de Trump. As eleições dos Estados Unidos têm grande repercussão global, refletem tendências políticas e econômicas com impacto internacional.
O cenário político polarizado e as questões sobre desinformação, participação popular e geopolítica tornam-se temas relevantes, especialmente em concursos que abordam relações internacionais.
Ataque ao STF
Uma tentativa de atentado com explosivos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, aconteceu na noite de quarta-feira, 13 de novembro. Na ocasião, o autor dos ataques faleceu, devido às explosões. O atentado traz a tona o debate sobre mudanças na Lei Antiterrorismo, vigente desde 2016 no país. A PF, sob a supervisão do ministro Alexandre de Moraes, abriu uma investigação para apurar as motivações e detalhes do ataque.
Cúpula do G20 no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro foi cede do encontro do G20 em 2024. A cúpula reuniu os chefes de Estado ou de Governo dos países membros. O tem por finalidade debater questões macroeconômicas gerais, comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.