Auxílio emergencial: 13,6 milhões de informais terão que refazer cadastro
46,2 milhões de pessoas já receberam o benefício
Autor:
Publicado em:30/04/2020 às 10:35
Atualizado em:30/04/2020 às 10:35
Cerca de 13,6 milhões de trabalhadores informais terão que refazer o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$600. Essa solicitação do benefício é feita por meio do aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal.
Ao todo, foram analisados 40 milhões de cadastros e, segundo a Dataprev, não foi possível identificar se esses 13,6 milhões de solicitantes têm direito ao auxílio. Das demais solicitações, 20,27 milhões foram consideradas como elegíveis e 6,97 milhões como inelegíveis.
Até a tarde da última quarta-feira, 29, o sistema já contava com cerca de 49,2 milhões de cadastros. Desse número, 46 milhões já foram repassados à Dataprev, que realiza o cruzamento de dados para saber se o pagamento será ou não autorizado.
No entanto, beneficiários acusam a demora na análise da solicitação, como é o caso de Paula Cristina, 32 anos, que é microempreendedora individual (MEI). Paula é chefe de família monoparental, tem duas filhas e já espera resposta há quase um mês.
"Fiz cadastro no app dia 07/04 e até a data de hoje (30/04) segue em análise. A Caixa informou que o app iria atualizar pra fazer o recadastramento e até agora o meu app não atualizou", contou.
A microempreendedora disse que já tentou contato telefônico pela central de atendimento da Caixa (111) e recebe a informação de que precisa obter ajuda no próprio aplicativo. Ela já tentou contato até no telefone do Ministério da Cidadania (121), mas sem sucesso.
Em contato com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, Paula foi informada de que precisa esperar o aplicativo atualizar ou ligar para o telefone 121 - número que ela já tentou ligar, só que não é atendida.
Paula contou que está com contas atrasadas, não está podendo comprar itens essenciais e relatou a aflição que a demora do auxílio está causando: "preciso de ajuda".
46,2 milhões de pessoas já receberam o auxílio
De acordo com informações da Caixa, o auxílio emergencial já foi paga a 46,2 milhões de pessoas - totalizando um valor de R$32,8 bilhões. Do total de beneficiários, 17,3 milhões são do Bolsa Família, 10,5 milhões são inscritos no CadÚnico e 18,4 milhões fizeram o cadastro no aplicativo e site.
Na última segunda-feira, 27, começou a liberação do saque em dinheiro, que segue um calendário organizado por mês de nascimento. O cronograma para retirada do dinheiro segue até o dia 5 de maio
Os saques podem ser realizados nas agências da Caixa e casas lotéricas. Segundo o calendário, os nascidos nos meses de julho e agosto poderão efetuar o saque nesta quinta-feira, 30.
Além disso, ainda há mais um lote de pagamento do auxílio para os beneficiários do Bolsa Família. Nesta quinta-feira, 30, cerca de 1,9 milhão de pessoas com NIS final 0, recebem o crédito.
Usuários enfrentam problemas com sistema da Caixa e filas nas agências e, por decisão do governo, o banco concentra esforços para acelerar o atendimento. O calendário da segunda parcela do benefício só será divulgado após a resolução desses problemas.