Auxílio emergencial: Caixa paga 2ª parcela a nascidos em março e abril

Nesta quinta, 21, beneficiários do Bolsa Família com NIS 4 recebem a 2ª parcela

Autor:
Publicado em:19/05/2020 às 10:00
Atualizado em:19/05/2020 às 10:00

Nesta quinta-feira, 21, a Caixa Econômica Federal inicia o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial a pessoas que tiveram seus cadastros recentemente aprovados. Recebem primeiro os informais nascidos em março.

O cronograma desse novo lote da primeira parcela segue até o dia 29 de maio. Na quarta-feira, 20, receberam os nascidos em fevereiro; na terça, 21, quem nasceu em março, e, assim por diante. As exceções são no dia 23 de maio, em que vão receber os beneficiários de maio, junho e julho, e no dia 24 que não haverá pagamento.

Ainda nesta quinta, também acontece o pagamento da segunda parcela. A Caixa vai creditar o dinheiro a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família cujo Número de Identificação Social (NIS) é terminado em 4. O calendário do Bolsa Família segue as datas habituais do próprio programa.

Ainda, hoje, recebem a segunda parcela os 5,3 milhões de trabalhadores cadastrados no CadÚnico, ou pelo app e site, nascidos em março e abril, e que tenham recebido a primeira parcela até o dia 30 de abril.

Para os demais pagamentos, a segunda parcela começou na última quarta-feira, 20, e seguira até o dia 13 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. 

+ Confira o calendário da segunda parcela

Apesar da liberação do auxílio, os beneficiários só poderão realizar saque ou transferência a partir do dia 30 de maio, sendo liberados conforme o mês de nascimento. Até lá, o dinheiro ficará disponível para pagamentos de contas e operações em cartão de débito virtual criado pelo banco. 

Os beneficiários que estão recebendo a primeira parcela, terão um outro cronograma para o recebimento da segunda. “Quem receber a primeira parcela nesse novo calendário não receberá a segunda parcela também. Senão, seria o caos”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa, em coletiva na última sexta-feira, 15.

 

Auxílio emergencial
Nesta quinta, recebem o pagamento da 2ª parcela os trabalhadores
nascidos em março e abril (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

Governo lança site para devolução do auxílio recebido indevidamente

O Ministério da Cidadania está disponibilizando um site para devolução do auxílio emergencial, no caso de quem recebeu o dinheiro indevidamente. O endereço eletrônico é devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.

Para realizar a devolução, a pessoa precisa acessar o site e inserir o CPF cadastrado no auxílio. Logo após, o sistema vai emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) com código de barras que pode ser paga em aplicativos bancários ou terminais de atendimento. 

+ Saque FGTS: golpe promete benefício em troca de compartilhamento

Segundo o Ministério da Defesa, 73,2 mil militares receberam o auxílio emergencial de forma indevida. Na última quarta-feira, 13, o ministro Bruno Dantasdo Tribunal de Contas de União (TCU), determinou que os acusados devolvam os valores aos cofres públicos.

“Ademais, em que pese o ânimo do Ministério da Defesa em apurar individualmente cada caso e a declarada intenção de restituir os montantes recebidos indevidamente, é imprescindível que haja urgência nesse ressarcimento, inclusive com adoção de providências necessárias pelo Ministério, como a glosa na folha de pagamento”, decidiu.

O Ministério da Defesa já havia informado em nota, divulgada na última terça-feira, 13, que vai investigar cada caso. A pasta também garantiu que os valores recebidos indevidamente serão restituídos.