Auxílio emergencial: dinheiro parado na conta digital voltará para o governo

Beneficiários têm até 90 dias para sacar ou transferir o dinheiro

Autor:
Publicado em:07/05/2020 às 13:55
Atualizado em:07/05/2020 às 13:55

De acordo com o Ministério da Cidadania, quem recebeu o auxílio emergencial por meio da poupança social digital tem até 90 dias para retirar o dinheiro. Caso contrário, o crédito voltará aos cofres do governo federal.

Esse estorno será feito automaticamente, mas só é válido para a poupança digital da Caixa que foi criada para recebimento do benefício. Para não correr o risco de perder o auxílio, os beneficiários podem sacar ou transferir o dinheiro.

"Se não utilizar em 90 dias, o valor será devolvido. [...] Em até 90 dias, ou a pessoa utiliza ou transfere para outra conta, nesse intervalo fica na conta à disposição do usuário", disse o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Através dessa conta digital, o usuário também pode realizar pagamento de boletos. Em relação às transferências, podem ser feitas até três por mês, sem custo, para contas de qualquer banco. 

Nesta quinta-feira, 7, o presidente da Caixa disse, em coletiva, que o calendário das próximas parcelas já está pronto e aguarda a aprovação do presidente Jair Bolsonaro antes de ser divulgado. 

Veja também:

 

Auxílio emergencial
Dinheiro na conta digital precisa ser movimentado em até 90 dias
(Foto: Agência Brasil)

 

Calendário da segunda parcela pode sair até sexta, 8

Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial deverá ser anunciado até esta sexta-feira, 8. Ele ainda falou que está em discussão uma parceria com os Correios para expansão dos canais de atendimento.

“Devemos provavelmente até amanhã, se tudo correr bem, poder anunciar o cronograma de pagamento da segunda parcela a partir da próxima semana”, afirmou o ministro nesta quinta-feira, 7. 

Em relação a parceria com os Correios, Onyx contou que está próxima de ser anunciada. O serviço terá como objetivo ajudar as pessoas que apresentam dificuldade com a tecnologia de cadastramento. 

“Talvez até dê para anunciar hoje. Exatamente para ajudar as pessoas a fazer o cadastramento e revisar os dados que não ficaram corretos”, disse.

 

Caixa amplia horário de atendimento

A fim de agilizar os atendimentos e reduzir as filas, a Caixa Econômica Federal ampliou o horário de atendimento em todas as suas agências. A mudança começou na última segunda-feira, 4, e as unidades estão funcionando das 8h às 14h - duas horas mais cedo. 

Desde o dia 22 de abril, 1.102 agências já estavam funcionando neste horário. Além disso, a Caixa reforçou o quadro de funcionários. No último sábado, 2, o banco informou que já havia contratado mais de 2.800 vigilantes e 389 recepcionistas

Além da contratação de pessoal, outras medidas foram tomadas para reforçar o atendimento, como a realocação de funcionários e disponibilização de cinco caminhões-agência para prestar serviços em locais com maior necessidade.

De acordo com a Caixa, está sendo feito contato direto com as prefeituras com o objetivo de fechar parcerias. Através destas, serão ofertados serviços de atendimento à população, além da divulgação de informações.