Auxílio emergencial: nascidos em setembro recebem neste domingo, 15

Os beneficiários nascidos no mês de setembro recebem uma nova parcela do auxílio emergencial.

Autor:
Publicado em:15/11/2020 às 00:01
Atualizado em:15/11/2020 às 00:01

Atenção, beneficiários nascidos em setembro! Neste domingo, 15, a Caixa Econômica Federal deposita uma nova parcela do auxílio emergencial. Os pagamentos incluem tanto as primeiras parcelas de R$600, quanto as de R$300.

O dinheiro será creditado na poupança digital da Caixa, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Porém, neste primeiro momento, só será possível utilizar o benefício para pagamentos de contas e compras com cartão de débito virtual.

Cada beneficiário recebe de acordo com o seu lote de aprovação. Para os aprovados em abril, esta será a 7ª parcela - ou a 2ª do extensão do benefício. Quem teve aprovação após essa data, está recebendo sempre relativo aos pagamentos anteriores.

Como o benefício se encerra em dezembro, alguns dos beneficiários não chegarão a receber todas as nove parcelas. Os aprovados em junho, por exemplo, só receberão duas parcelas do auxílio residual, enquanto quem teve aprovação a partir de julho só receberá uma.

Saques e transferências

No caso dos aniversariantes de setembro, que recebem neste domingo, os saques e transferências só serão liberados no dia 28 de novembro. Nesse dia, também será possível realizar essas transações relativas ao pagamento anterior. 

 

Auxílio emergencial
Caixa libera nova parcela do auxílio para nascidos em setembro
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Caso haja 2ª onda de Covid-19, Guedes confirma extensão do auxílio emergencial

Se o Brasil tiver uma segunda onda de contaminação de Coronavírus, a prorrogação do auxílio emergencial - previsto para acabar em dezembro - é uma certeza, garante o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Na última quinta-feira, 12, durante um evento do Dia Nacional do Supermercado 2020, promovido pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Guedes respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade de prorrogação do benefício.

“Prorrogação do auxílio emergencial, se houver segunda onda, não é possibilidade, é certeza. Se houver segunda onda da pandemia, o Brasil reagirá como da primeira vez. Vamos decretar estado de calamidade pública e vamos recriar [o auxílio emergencial]”, afirmou.

O ministro explica que essa não é a expectativa atual, mas está sendo vista pela equipe econômica como uma contingência, uma espécie de plano 'B'. O governo pretende remover o benefício de forma gradual e retornar com o Bolsa Família.

“O plano 'A' para o auxílio emergencial é acabar em 31 de dezembro e voltar para o Bolsa Família. A pandemia descendo, o auxílio emergencial vai descendo junto. A renovação de auxílio emergencial não é nossa hipótese de trabalho, é contingência”, completou.

Caso surja a necessidade da prorrogação do auxílio, Guedes diz que a ideia é que os gastos sejam menores do que no primeiro enfrentamento da pandemia. “Ao invés de gastar 10% do PIB, talvez gastemos 4%”, frisou.

 

Botão com link para Newsletter

 

Calendário de pagamentos do auxílio emergencial (ciclo 4)

Nascidos em Data de pagamento Saque e transferência
janeiro 30/10 7/11
fevereiro 4/11
março 5/11 14/11
abril 6/11 21/11
maio 8/11
junho 11/11 24/11
julho 12/11 26/11
agosto 13/11 28/11
setembro 15/11
outubro 16/11 1/12
novembro 18/11 5/12
dezembro 20/11

↠ Confira o calendário das próximas parcelas até dezembro 

Carregando...