B2W usa ferramentas para promover inclusão de deficientes auditivos

A companhia insere em sua operação uma ferramenta de tradução simultânea para libras e distribui máscaras transparentes inclusivas.

Autor:
Publicado em:05/01/2021 às 17:30
Atualizado em:05/01/2021 às 17:30

Dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 2,2 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva severa e, entre esses, 344,2 mil são surdos. O que será que as empresas têm feito para promover a inclusão desses profissionais depois do processo de admissão?

A B2W, detentora de marcas como Americanas, Submarino e Shoptime, anunciou uma novidade que vai facilitar o dia a dia dos seus funcionários que possuem deficiência auditiva. Junto com o Programa Somar, empresa que busca promover a inclusão social e desenvolver a carreira de pessoas com deficiência (PcD), a companhia incorpora em sua operação uma ferramenta de tradução simultânea para libras e também distribui máscaras transparentes inclusivas.

A ferramenta de tradução simultânea está ligada a uma central que funciona 24 horas por dia e conta com a intermediação de um intérprete de libras. A solução possibilita que os funcionários com deficiência auditiva se comuniquem com a equipe de Gente & Gestão, recebendo orientações e tirando eventuais dúvidas. 

Já a máscara, considerada um item essencial atualmente, é feita em material transparente, personalizado e em 3D. Ela foi distribuída para as pessoas com deficiência auditiva e seus gestores, permitindo que o deficiente auditivo efetue a leitura labial do ouvinte e este, em contrapartida, seja capaz de notar as expressões faciais do outro, quebrando a barreira de comunicação criada pela máscara comum.

José Mauro Barros, diretor de Gente da B2W Digital, comenta que, atualmente, 30% das pessoas que entraram pelo Programa Somar têm algum grau de deficiência auditiva e é dever da empresa garantir a inclusão desses profissionais na companhia. 

"Sabemos da necessidade de otimizar a comunicação com esses associados, disponibilizando ferramentas que facilitem a troca no dia a dia", ressalta.

 

B2W e Programa Somar
B2W incorpora ferramenta de tradução simultânea para libras e
máscara de proteção inclusiva (Foto: Freepik)


O que + você precisa saber:


Programa Somar foi lançado em 2014 

Comemorando seis anos desde o seu lançamento, em 2014, o Programa Somar é uma das iniciativas da B2W que tem como objetivo trazer diversidade, gerar empregos e contribuir para a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para PcD.

O programa já promoveu mais de 200 treinamentos em libras, além de diversas campanhas e palestras para sensibilização dos funcionários. 

Desde 2016, foram cerca de seis mil horas de treinamentos e workshops de libras. Com o cenário de distanciamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus, a companhia transformou os conteúdos em formatos virtuais: o treinamento online de libras já alcançou mais de 640 pessoas e as palestras de sensibilização virtuais tiveram mais de 1,7 mil participantes.

A companhia conta também com intérpretes de libras em palestras e eventos internos, para promover a acessibilidade, e disponibiliza em seus sites recursos como o Hand Talks (ferramenta que traduz todos os textos da página virtual para libras).

Outra utilidade adotada pela empresa é a tecnologia assistiva da Essential Accessibility, que auxilia PcDs a navegar na internet, ajudando na hora de digitar, mover o mouse ou ler. Para isso, basta a pessoa instalar um aplicativo em seu computador, que permite mover o cursor do mouse com o olhar, por exemplo.

 

Newsletter Folha+

 

Carregando...