Sem concurso, CBM RS abre 440 vagas temporárias para guarda-vidas

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul publicou novo edital, com vagas temporárias para guarda-vidas das metades Norte e Sul do estado.

Concursos Abertos
Autor:Luiz Gabriel Saldanha
Publicado em:04/09/2023 às 14:15
Atualizado em:04/09/2023 às 14:28

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande Sul publicou dois editais de processos seletivos para a contração de 440 guarda-vidas civis temporários. Os ganhos são de R$2.120.


Os guarda-vidas civis temporários realizam funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sob supervisão e comando do Corpo de Bombeiros Militar.


Segundo os editais, as vagas estão divididas em 100 vagas para a metade Sul e 340 vagas para a metade Norte.


VEJA O EDITAL PARA METADE NORTE

VEJA O EDITAL PARA METADE SUL


As inscrições do processo seletivo poderão ser realizadas no período de 5 de setembro a 4 de outubro. No momento da inscrição, será preciso escolher se fará a modalidade de capacitação (novos) ou recertificação (antigos).


Todas as inscrições deverão ser feitas no site do Corpo de Bombeiros Militar. O processo seletivo será composto por quatro etapas: exame de saúde, exame de aptidão física, sindicância de vida pregressa e capacitação ou recertificação.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o COMBO DA APROVAÇÃO, com descontos especiais e limitados em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Bombeiros RS abre 430 vagas para guarda-vidas civis temporários

(Foto: Divulgação CBMRS)


Veja etapas do processo seletivo do CBM RS

A primeira etapa do processo seletivo para guarda-vidas civis temporários, exame de saúde, irá avaliar os candidatos acerca de: peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca e exame clínico.


Os aprovados na primeira etapa vão realizar o exame de aptidão física. O exame de aptidão física irá ser composto pelo duatlon, que será composto por:

  • corrida de 50 metros, em linha reta, carregando um flutuador de salvamento, em um tempo máximo de 15 (quinze) segundos; e
  • natação de 200 metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, sem equipamentos que favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento em meio líquido (ex.:roupa de neoprene ou similar, lycra ou similar, nadadeira, toca, óculos, palmar) em um tempo máximo de cinco minutos, no estilo crawl ou similar, em águas de rio ou lagoa. 


Todos os aprovados no exame de aptidão física serão chamados para o preenchimento da ficha de auto declaração vida pregressa.


Por fim, os candidatos aprovados, dentro do número de vagas autorizadas, serão chamados para a capacitação e recertificação técnica.


A capacitação técnica terá duração de 200 horas/aula, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado, sendo ainda submetidos à prova de suficiências física e técnica, bem como à prova de conhecimentos teóricos específicos.


Já a recertificação técnica terá a duração de 50 horas/aula, sendo ainda submetidos à prova de suficiências física e técnica, bem como à prova de conhecimentos teóricos específicos.


Os candidatos receberão, mensalmente, a remuneração no valor de R$2.120, durante a realização da quarta etapa do processo seletivo.


Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.