Quais são as carreiras da área fiscal? Conheça os detalhes!

Conheça os detalhes sobre as carreiras da área fiscal, cujos concursos atraem futuros servidores de todo o país.

Autor:
Publicado em:09/03/2021 às 06:14
Atualizado em:28/07/2023 às 04:10

Garantir uma vaga em um concurso da área fiscal é o sonho de muitos futuros servidores. Além do salário atrativo e benefícios, o setor costuma ofertar diversas oportunidades todos os anos.

Os órgãos da área fiscal contam com diversos profissionais em sua estrutura, entre funções da área administrativa e de fiscalização. Mas, você sabe quais são as possibilidades de carreira para um futuro servidor que deseja atuar especificamente na área fiscal? 

Para ajudar os futuros servidores que almejam uma vaga no serviço público por meio de concursos fiscais, Folha Dirigida separou algumas informações sobre as carreiras do setor. 

+ 7 vantagens de estudar para concursos da área Fiscal em 2021

Candidato estudando
Concursos fiscais atraem candidatos de todo o país 
(Foto: Divulgação)

Quais órgãos oferecem vagas para área fiscal?

O primeiro ponto a destacar é que além de vagas no âmbito federal, na Receita Federal, as Secretarias de Fazenda dos Estados e Municípios também oferecem oportunidades para a área. 

Basicamente, todos esses órgãos têm como principal função a fiscalização de tributos. Ou seja, a inspeção fiscal e a arrecadação tributária. 

Para garantir a efetividade de sua atuação, os órgãos fiscais podem atuar em conjunto com as instituições previdenciárias e administrativas, a fim de analisar os dados relacionados à tributação.

Botão com link para Folha Cursos

Quais são as carreiras da área fiscal?

Quem coordena essas atividades são os auditores. Esses são os profissionais que definem as estratégias para arrecadação, além da fiscalização de comerciantes e prestadores de serviços, dentre outras atividades.

A carreira de auditor fiscal é a mais conhecida e procurada no setor. Porém, dependendo do concurso, a função pode vir denominada de outras maneiras. Entre elas: Fiscal de Tributos; Fiscal Tributário; Fiscal de Rendas; Agente Fiscal; Agente Fiscal de Rendas; e Auditor Fiscal Tributário.

Comumente, os concursos que oferecem vagas no setor exigem formação em nível superior. Especialmente nos concursos da Receita Federal e nas Secretarias Estaduais de Fazenda. Uma das vantagens é que, normalmente, graduações de qualquer área são aceitas. 

Porém, há exceções. Alguns concursos do âmbito municipal podem ter como requisito o nível médio, como é o caso do concurso da Prefeitura de Nilópolis RJ, que aguarda publicação do edital. Outros podem, ainda, exigir cursos de nível superior mais específicos, como Contabilidade.

Os cursos tecnólogos também costumam ser aceitos nesses concursos. No entanto, é preciso que os certificados tenham sido emitidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Ainda existe dentro da área fiscal, a carreira de analista tributário (ou analista fiscal). O concurso da Receita Federal, por exemplo, se autorizado, terá oferta de vagas para essa função.

Para concorrer, também é preciso ter o nível superior em qualquer curso de graduação, assim como o cargo de auditor. A principal diferença entre as duas funções são suas atribuições. Isso porque os analistas atuam auxiliando, ou seja, dando suporte às atividades desenvolvidas pelos auditores.

Qual é a remuneração para profissionais da área fiscal?

Um dos principais pontos que atraem os concorrentes para atuação nesse setor são as gratificações e benefícios. Além do prestígio que os profissionais do setor têm na Administração Pública.

No geral, os salários variam entre R$10 mil e R$20 mil dependendo do órgão e se a instituição pertence à esfera municipal, estadual ou federal. Vale ressaltar, que dependendo do município, esse valor pode ser um pouco menor.

Botão com link para Folha Cursos

Quais disciplinas são comuns nos concursos para área fiscal?

Outra vantagem da carreira é que as disciplinas cobradas nos concursos da área fiscal costumam ser semelhantes. No geral, as disciplinas básicas que os futuros servidores interessados na área devem estudar são essas:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Raciocínio Lógico;
  • Língua Portuguesa; e 
  • Contabilidade Geral.

Conhecendo esses conteúdos, o candidato já consegue garantir uma boa base para a maioria dos concursos do setor. De modo que esse pode se candidatar a diferentes oportunidades, ampliando as chances de garantir uma vaga na área.