Disciplina fez a diferença para aprovação em 1º lugar no concurso UFF

Neste "Casos de Sucesso", conheça a história da psicóloga Anna Martins que foi aprovada em 1º lugar no concurso UFF.

Autor:
Publicado em:09/01/2020 às 13:40
Atualizado em:09/01/2020 às 13:40

Foco! Este foi o diferencial para que Anna Martins conquistasse o 1º lugar para psicóloga no concurso da Universidade Federal Fluminense.

Neste "Casos de sucesso", FOLHA DIRIGIDA apresenta um pouco da história de Anna Martins que precisou de muita dedicação e disciplina para alcançar seu objetivo.

Meta Definida

Antes de iniciar os estudos para concurso, o primeiro passo é a escolha da área para qual deseja concorrer. Porém, essa decisão não foi difícil para a psicóloga Anna Martins, que conta que sempre teve certeza que gostaria de trabalhar área da Educação.

"Eu sempre tive muito apreço a área da Educação e eu tinha muita clareza de que eu queria trabalhar nessa área", enfatizou.

Com a escolha da área de atuação, surgiu então o concurso UFF. Entre as motivações, além da escolha pela área, também estava o fato de ter conhecimentos sobre a organizadora. "Eu conhecia também a banca, Coseac, de um concurso anterior que eu tinha feito que foi para a Prefeitura de Maricá", relembra. 

Com o concurso e o setor definidos começou a preparação. Ela lembra que foi um período difícil, em que teve que se privar de muitos momentos e que foi preciso abrir mão de algumas coisas e usar esse tempo para estudar. "A preparação nunca é fácil, né? Ela exige muita disciplina. Ela exige privação de algumas coisas", disse.

A psicóloga ainda cita um terceiro fator de motivação: "Eu queria muito ser aprovada em um concurso federal", e essa desejo pela área federal se deu pelos benefícios oferecidos.

Rotina de estudos

O principal fator para a aprovação de Anna no concurso UFF foi a disciplina. Estudando de forma independente, ela conta que adotou uma rotina rígida de estudos e que no planejamento, inclusive tinha quanto tempo seria destinado ao descanso.

"A minha rotina de estudos foi de mais ou menos umas seis horas diárias de estudo, depois de o edital já ter sido publicado", contou a psicóloga, que ainda disse que organização nos estudos fez toda a diferença.

"Eu fiz o meu plano de estudos e o meu cronograma e segui de acordo com com o que eu tinha planejado. Eu acho que o fato de eu ter conseguido me planejar foi fundamental, então isso ajuda muito. Eu acho que isso faz toda diferença na verdade", conta.

+ Preparação para concursos: conheça os materiais da FOLHA DIRIGIDA

As dificuldades

Durante a preparação, Anna apontou duas grandes dificuldades: o tempo e o cansaço. "Foi difícil administrar o tempo para não deixar também de descansar e não deixar de fazer coisas que eram importantes [para ela]", declara.

Em relação ao cansaço, "eu acho que quando a gente está ali focado muito tempo em um estudo específico para alguma coisa, bate sempre um cansaço, bate um certo desânimo", conta. 

Ela completa dizendo que essas dificuldades abrem margens para dúvidas, como: será que vou dar conta? se estou no caminho certo? Mas, o resultado final mostrou que Anna deu conta sim e foi para o caminho certo.

A aprovação

Casos de Sucesso - Anna Martins
(Foto: Arquivo Pessoal)

Todo esforço e disciplina valeram a pena. Anna foi aprovada em 1º lugar para o cargo de psicólogo da UFF na área organizacional e do trabalho em Niterói. Ao saber do resultado, ela diz ter ficado orgulhosa ao ver que todo a dedicação nos estudos deu resultado, e afirma que conseguiu alcançar a meta proposta através de muito esforço e disciplina 

"Eu fiquei muito orgulhosa de mim num primeiro momento, porque todo o esforço que eu tinha empregado valeu a pena. Então foi uma sensação de dever cumprido. Fiquei muito feliz com esse esse resultado, mas também muito ciente de que eu conquistei, que não veio fácil e nem caiu do céu no meu colo. Teve muito esforço, teve muita preparação", declara.

Ao confirmar que além de ter sido aprovada, ficou em 1º lugar, Anna lembra o tamanho da conquista. "Foi uma festa! Isso é uma conquista muito bacana, não é qualquer coisa. Quando a gente está falando em termos de um concurso de nível federal, então foi uma alegria muito grande para mim e para minha família".

Vida pós-aprovação

A nova servidora pública conta que, após a aprovação, teve uma mudança de rotina e de remuneração. "Eu moro no Rio e eu trabalho em Niterói, então mudou muito a minha rotina, mas em termos de ganhos, eu tive ganhos muito significativos", disse.

Ela explica ainda, como os benefícios da carreira mudaram o panorama familiar: "Eu tenho acesso a muitos benefícios por ser servidora federal, um salário decente, um plano de carreira, então muda muito o fato de eu poder oferecer melhores condições para mim e para minha família"

A psicóloga ainda declara de como estabilidade do serviço público traz segurança para o desempenho da função:

"Consigo ter um pouquinho mais de segurança de que eu não vou ser dispensada a qualquer momento, em qualquer turbulência da instituição que eu vou está trabalhando. Então a gente acaba trabalhando com mais tranquilidade. Isso proporciona um pouco mais de conforto, um pouco mais de qualidade de vida, mesmo (com perspectivas) a médio ou longo prazo, finaliza.