CBMERJ 2022: Vai ter concurso para soldado efetivo? O Especialista responde
Alexandre Prado dá o panorama e os trâmites sobre o concurso para soldados efetivos do Corpo de Bombeiros RJ.
Autor:
Publicado em:24/05/2022 às 14:30
Atualizado em:24/05/2022 às 14:30
Quem aguarda por um concurso CBMERJ, com oportunidades efetivas para soldados, pode contar com uma seleção em breve. Isso porque, este mês, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro elaborou um estudo técnico preliminar, que visa preencher 800 vagas.
De acordo com o documento, o qual Folha Dirigida teve acesso, as necessidades da corporação visam ao ingresso de 670 soldados e 130 sargentos músicos.
Mas, este concurso pode mesmo acontecer? O especialista, Alexandre Prado, te conta o que falta para o concurso de Bombeiros RJ para soldados acontecer.
Mudança de idade
“Vai ter concurso sim”, já adianta o professor Alexandre Prado. “O concurso está bem adiantado e você tem que estudar desde já.”
Porém, diferente da certeza em relação a realização do concurso, o mesmo não se pode dizer do requisito de idade.
Isso porque, até então, os concursos para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tinham como requisito o ensino médio completo e nenhuma limitação de idade até o ato da posse.
E de fato, quando recebeu o aval para a seleção, a autorização foi para vagas de nível médio e sem requisito de idade. Mas, com a publicação da lei estadual 9.546/22, que determina o limite de 18 a 32 anos para os aprovados nos concursos dos Bombeiros e da Polícia Militar, isso pode mudar.
Segundo Prado, cria-se assim um imbróglio jurídico e uma brecha na lei para candidatos aprovados que possivelmente estejam acima do limite de idade e queiram ser nomeados.
“Tem respaldo jurídico para você brigar e se investir nesse cargo”, afirma o professor.
Andamento dos concursos
Prado também ressalta que ambos os concursos estão bem adiantados. Especialmente o de oficial, que deve acontecer primeiro.
Ao contrário dos outros anos, a prova objetiva não será organizada pela equipe de vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e sim pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Ela será composta por 100 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa: 15 questões
Matemática: 15 questões
Física: 15 questões
Química: 15 questões
Biologia: dez questões
Geografia: dez questões
História: dez questões
Língua Estrangeira (Inglês): cinco questões
Sociologia: cinco questões
A prova estava prevista para ser aplicada no dia 6 de junho. No entanto, como o edital ainda não foi publicado, isso não poderá acontecer. De acordo com Prado, a própria FGV pediu para fazer um repactuamento desse prazo.
As demais etapas devem ser realizadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, sendo elas:
Exame físico (corrida de meio fundo - 2.400 m em 12 minutos; natação - 100 m em dois minutos e meio; flexão e extensão de MMSS - barra fixa; abdominal - 35 repetições em um minuto)
Exame de de saúde
Pesquisas documental e social
Para o cargo de soldado, a prova objetiva terá 60 questões distribuídas entre:
A dica do professor é já dar início aos estudos, usando os editais anteriores como referência. Primeiro para oficial e depois para soldado, já que essa será a ordem de acontecimento das provas.