O ano está chegando ao fim e o Censo dos Concursos revela como os concurseiros se comportaram ao longo de 2025. Produzido pelo Qconcursos, o levantamento indica diversos aspectos da vida dos brasileiros que sonham com uma vaga no funcionalismo público.
Para conquistar a aprovação, é importante fazer um planejamento eficaz. Em 2025, o concurseiro médio manteve uma postura de estudos mais equilibrada e moderada.
Conforme o levantamento, o número de candidatos que estudam entre três e cinco vezes por semana cresceu mais 4,5% em relação ao ano passado (2024), permanecendo como a rotina mais comum, com 45,67% dos participantes indicando essa frequência.
O grupo que apresentou a maior queda foi o dos que se dedicam aos estudos mais de cinco vezes por semana. Apesar da redução de quase 18% em relação ao Censo 2024, esse público ainda é expressivo, representando 35,5% dos entrevistados.
Os concurseiros que se dedicam entre uma e duas vezes por semana correspondem a 13,76% dos entrevistados, enquanto aqueles que estudam menos de uma vez por semana representam 5,07%.

Os dados reforçam, sobretudo no grupo que estuda entre três e cinco vezes por semana, a importância não apenas de manter a constância, mas também de incluir pausas no planejamento.
Na coluna Mente do Aprovado, a psicóloga Kelly Alves destaca que o descanso não é perda de tempo: ele pode renovar o foco e auxiliar no desempenho, assim como uma boa noite de sono, alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.
Censo 2025 detalha tempo médio de preparação
A frequência nos estudos é fundamental ao longo da preparação, pois permite que, ao longo da semana, o concurseiro organize e distribua, de forma equilibrada, as diferentes atividades de estudo, como teoria, revisão e elaboração de resumos.
Isso pode impactar, principalmente, o tempo médio de preparação. O Censo dos Concursos 2025 revela que esse processo pode levar até dois anos.
Os dados reforçam que, para ser aprovado no concurso dos sonhos, é preciso dedicação e tempo. Dos entrevistados, 36,6% estudam há mais de dois anos.
Outro dado apresentado no estudo é o aumento da base de concurseiros que estudam há menos de seis meses. No último ano, esse percentual chegou a 28,45%, demonstrando o interesse de mais pessoas pelo serviço público.
Já a queda mais significativa foi observada entre os concurseiros que estudam de quatro a cinco anos, com redução de 13,7%, seguida daqueles que estudam há mais de seis anos (queda de 11%).
Dessa forma, em relação ao tempo médio de preparação, os percentuais apresentaram variações significativas em 2025, evidenciando uma renovação da base de concurseiros, com maior presença de iniciantes e redução do grupo mais experiente.
Segundo o Censo 2025, esse movimento aponta para um ciclo de preparação mais curto, em sintonia com um cenário de concursos públicos mais aquecido e com maior oferta de oportunidades.

► Baixe o Censo dos Concursos 2025 e veja a pesquisa completa!
Disciplinas mais cobradas em concursos
O Censo dos Concursos 2025 também revela que a disciplina de Língua Portuguesa continua sendo a mais cobrada nas seleções.
Dos mais de 9 mil concursos públicos abertos, a disciplina esteve presente em 813 editais.
O quantitativo é muito superior ao da área que ocupa a segunda posição, Matemática, cuja presença foi registrada em 582 concursos públicos.
As disciplinas de Direito Administrativo (578 concursos), Informática (554 concursos) e Direito Constitucional (508 concursos) também estiveram presentes nos diversos editais publicados em 2025, o que reforça a importância de incluir essas matérias nos estudos.
No entanto, apesar da ampla presença das disciplinas citadas, outras têm sido o "calcanhar de Aquiles" do concurseiro em 2025, já que o desempenho médio nelas foi inferior ao das demais áreas.
De acordo com o levantamento, Direito Empresarial/Comercial (56,83%), Inglês (61,05%), Biologia (65%) e Direito do Consumidor (66,3%), foram algumas das disciplinas que apresentaram os menores desempenhos médios.
Isso reforça a importância de uma preparação mais direcionada para essas áreas e, sobretudo, do uso de estratégias eficientes nos estudos, para que o candidato tenha um bom rendimento no momento da prova.
Baixe a versão completa do Censo dos Concursos 2025
O Qconcursos Folha Dirigida acaba de lançar o Censo dos Concursos 2025, com todos os gráficos, análises, tendências e dados inéditos sobre:
- perfil dos concurseiros;
- rotinas de estudo;
- dependência emocional;
- custo da preparação;
- disciplinas mais difíceis;
- áreas mais competitivas;
- impacto da Inteligência Artificial;
Veja tudos isso e muito mais, de forma GRATUITA e bem simples. Acesse o link abaixo e garanta o seu material!



















