Anteriormente previsto para as 23h59 deesta quinta, 18, os candidatos agora têm até as 23h59 do dia 23 de setembro para manifestar seu interesse nos cargos em que estão aprovados em lista de espera.
Conforme já divulgado, a manifestação de interesse deverá ser indicada por meio do login no aplicativo SOUGOV ou no endereço eletrônico da Sigepe.
Os candidatos que não acessarem o sistema no prazo indicado ou que não concluírem o processo de manifestação de interesse dentro do prazo estarão eliminados do banco de candidatos aprovados em lista de espera do Concurso Nacional Unificado.
Os resultados da manifestação de interesse serão divulgados até o dia 10 de outubro.
Ministra prevê mais de 20 mil contratações até o final de 2026
Até o final de 2026, mais de 20 mil contratações deverão ser feitas pelo Governo Federal.
O número foi indicado pela ministra da Gestão, Esther Dweck.
De acordo com a ministra, o número de novos servidores supera os 18 mil previstos na época da criação da pasta, no início de 2023.
Tal ação representa, na visão de Dweck, uma boa renovação, sobretudo devido à idade dos novos servidores.
"Até o fim de 2026, deve-se cumprir uma entrada de mais 20 mil pessoas. E o interessante é que a entrada tem sido de uma idade não tão jovem, mas bem abaixo da idade média atual, de 30 e poucos, 40 anos. Ou seja, são pessoas que têm experiência, já trabalharam seja no setor público, seja no setor privado", destacou.
Entre as previsões estão a convocação de aprovados em concursos em andamento, assim como em seleções já homologadas, como o Concurso Nacional Unificado de 2024.
Recentemente, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) concedeu o atesto orçamentário para a nomeação desses aprovados.
Diversos órgãos que participaram do CNU têm manifestado interesse em contar com mais aprovados.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas pediu o aval para a nomeação de mais 502 aprovados no concurso Funai, ou seja, o dobro das oportunidades preenchidas inicialmente.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, solicitou ao MGI o provimento adicional de 742 vagas de nível superior para o Incra, por meio do cadastro de reserva do CNU 2024. O quantitativo também corresponde ao dobro da oferta inicial.
>> Maratona CNU 2025. Comece AGORA a estudar gratuitamente com os professores do Qconcursos!<<

Aprovados em CR ganham mais tempo para indicarem permanência
(Foto: Divulgação)
Provas do CNU 2025 em outubro
O CNU 2025 já teve seu edital publicado, e a data de aplicação das etapas se aproxima.
Os inscritos no CNU 2025 serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e de títulos.
Na nova edição, as etapas objetiva e discursiva serão aplicadas em dias distintos.
Enquanto a fase objetiva será realizada no dia 5 de outubro, a fase discursiva será em 7 de dezembro, para os candidatos habilitados na primeira etapa.
A prova objetiva será composta por 90 itens de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
A etapa discursiva, destinada aos cargos de nível superior, será formada por duas questões dissertativas, enquanto os de nível médio realizarão uma redação.
