Concursos Federais: ministra prevê mais de 20 mil contratações
Entre as 20 mil contratações até o final de 2026 estão previstos aprovados do CNU 2025 e excedentes de vários setores do funcionalismo público. Veja!
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:17/09/2025 às 12:18
Atualizado em:17/09/2025 às 12:18
Boas notícias para quem sonha em ingressar no funcionalismo público! Até o final de 2026, mais de 20 mil contratações deverão ser feitas em diversas áreas do Governo Federal.
A informação sobre a previsão do quantitativo de novos servidores foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação (MGI), Esther Dweck, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
De acordo com a ministra, o número de novos servidores é maior que os 18 mil previstos na época de criação da pasta, no início de 2023.
Tal ação representa, na visão de Dweck, uma boa renovação, sobretudo devido à idade dos novos ingressantes.
Até o fim de 2026, deve-se cumprir uma entrada de mais 20 mil pessoas. E o interessante é que a entrada tem sido de uma idade não tão jovem, mas bem abaixo da idade média atual, de 30 e poucos anos, 40. Ou seja, são pessoas que têm experiência, já trabalharam seja no setor público, seja no setor privado, destacou.
Com a proximidade da corrida eleitoral de 2026, o ingresso de novos servidores aprovados em concursos públicos deverá ocorrer até o meio do ano que vem.
Até lá, de acordo com a ministra, a previsão é o ingresso de aprovados no Concurso Nacional Unificado de 2025 (CNU 2025) e excedentes de alguns editais que ainda estejam vigentes.
Neste ano, vamos soltar um chamamento de alguns concursos. E, no ano que vem, mais um pouco. A nossa previsão é de que, para todos esses concursos que estão em aberto, as chamadas devem ser até o meio do ano. Estamos precisando de gente, então, quanto mais rápido conseguirmos chamar, melhor. Afirmou a ministra.
Entre os excedentes que deverão ser convocados pelo Governo Federal estão os aprovados na primeira edição do CNU, realizada em 2024.
Recentemente, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) concedeu atesto orçamentário para a nomeação de mais aprovados.
De acordo com uma fonte ouvida pelo Qconcursos Folha Dirigida, os procedimentos já estão em andamento e a estimativa é de publicação dos normativos ainda em setembro.
No caso do CNU 2024, os candidatos em cadastro de reserva deverão indicar, até a próxima quinta-feira, 18 de setembro, se desejam ou não continuar concorrendo às vagas para as quais foram aprovados.
A manifestação deverá ser feita separadamente para cada cargo em que estejam aprovados em lista de espera.
Ministra prevê mais de 20 mil contratações até o final de 2026
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
PLOA prevê quase 90 mil vagas em 2026
Apesar do ano eleitoral, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 conta com a previsão de 89.058 vagas em concursos federais.
A maior parte das oportunidades será concentrada no Poder Executivo Federal. Apenas para a nomeação de aprovados, estão previstas 11.382 vagas, das quais 3.652 são referentes à segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), além de chamadas de excedentes. O impacto financeiro estimado é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.
O ingresso pode ocorrer por meio da convocação de aprovados em editais vigentes ou até pela realização de novos concursos públicos, como o da Câmara dos Deputados, cuja seleção foi anunciada recentemente e teve os cargos já informados.
Confira a seguir como funciona o Projeto de Lei Orçamentária e entenda qual será o impacto direto nos próximos concursos federais.
Governo prevê criação de vagas na área da Educação
O texto PLOA 2026 também conta com a previsão da criação e nomeação de cargos voltados a professores e técnicos-administrativos da área da Educação.
A criação de novos cargos está no radar do Governo Federal que já informou que o Projeto de Lei (PL) será encaminhado em breve ao Legislativo.
As novas vagas vão permitir a abertura de novos concursos em universidades e institutos federais.
Ainda não há uma data definida para que o presidente Lula encaminhe o projeto ao Congresso Nacional. No entanto, de acordo com o ministro, o PL deverá ser enviado nos próximos dias.
O anúncio da construção dos dez campi universitários foi feito em junho de 2024. Na ocasião, o Governo Federal informou a previsão de 3.880 vagas em concursos da área de Educação para professores e técnico-administrativos.