As provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas no domingo, 5 de outubro. Mais de 760 mil inscritos são esperados para a etapa.
A aplicação das provas será em 228 cidades nas cinco regiões do país.
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas no domingo, 5 de outubro. Mais de 760 mil inscritos são esperados para a etapa.
A aplicação das provas será em 228 cidades nas cinco regiões do país.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida preparou um guia com as principais informações sobre a prova para você não esquecer nada. Veja!
As provas serão realizadas no turno da tarde. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30. A aplicação terá início 30 minutos depois, às 13h.
O cronograma do Concurso Unificado segue o horário oficial de Brasília. Para estados que seguem outros fusos horários é preciso estar atento e se programar para evitar atrasos.
Outra dica é verificar como será o trânsito na sua cidade e se haverá interdições, para evitar possíveis imprevistos.
A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, para auxiliar na aplicação das provas, programou a Operação Minhocão (que ativa o espaço como parque público) para iniciar a partir das 14h. Desta forma, entre 7h e 14h, a via ficará aberta para o trânsito de veículos.
Já em Recife, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô vai operar normalmente no domingo, 5, por conta das provas do CNU. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 5h às 23h, no horário habitual, para garantir maior acessibilidade aos candidatos.
Os participantes devem chegar aos locais de prova munidos de:
Embora não seja obrigatório, é recomendado imprimir e levar o Cartão de Confirmação para facilitar sua localização e a organização no dia do exame.
O Cartão de Confirmação está disponível para consulta pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.
O documento reúne endereço completo do local de aplicação, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Serão considerados documentos de identificação:
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em todo o país
(Foto: Mateus Melis/Qconcursos Folha Dirigida)
Documentos digitais serão aceitos apenas quando apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.
Também não serão aceitos como documentos de identificação: documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil e documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
De acordo com o edital, será eliminado do concurso o concorrente que, durante a realização das provas, esteja portando aparelhos eletrônicos, tais como iPod, smartphone, telefone celular, agenda eletrônica, aparelho MP3 player, notebook, tablet, palmtop, pen drive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.
Assim como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha.
O concurso permite levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.
É proibido portar alimentos em embalagens que não sejam transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo.
A duração das provas será de cinco horas para os cargos de nível superior e três horas e 30 minutos para os de nível médio.
Será obrigatório permanecer em sala por, pelo menos, duas horas depois do início da avaliação.
O caderno de questões só poderá ser levado pelo candidato na última hora de prova.
Desta forma, os inscritos nos cargos de nível médio poderão sair com os cadernos a partir das 15h30, enquanto os candidatos de nível superior somente poderão levar os cadernos a partir das 17h.
Entre os aprimoramentos de segurança adotados na segunda edição do CNU em relação à primeira, estão:
Para cargos de nível médio, as provas objetivas constarão de 68 questões. Já para os de nível superior serão 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
Somente os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva.
Ao contrário da primeira edição, desta vez os candidatos farão a prova discursiva em um segundo momento, no dia 7 de dezembro.
A etapa discursiva dos cargos de nível superior será composta por duas questões discursivas. Para os cargos de nível médio, o exame consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.
No CNU, o cálculo da nota não é algo simples e direto. Para os blocos de nível superior, cada cargo tem pesos diferentes para as disciplinas de Conhecimentos Específicos, por exemplo.
Para simplificar esse processo, o Qconcursos lança a calculadora do CNU. A ferramenta ficará disponível para ajudar os candidatos a calcularem as notas da prova objetiva e saberem se estão habilitados na etapa ou não.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgará os gabaritos oficiais preliminares das provas na segunda, 6.
Antes disso, os professores do Qconcursos realizam a correção extraoficial das provas AO VIVO, no próprio domingo, 5.
Confira e já ative as notificações para ser avisado quando a transmissão começar:
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece o total de 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.