CNU dos professores: PND tem mais de 1 milhão de inscritos

Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram na Prova Nacional Docente (PND), iniciativa conhecida como CNU dos professores.

Autor:Bruna Somma
Publicado em:14/10/2025 às 13:07
Atualizado em:14/10/2025 às 14:19

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira, 14, que a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) teve 1.086.914 inscritos. A iniciativa ficou popularmente conhecida como CNU dos professores.


O estado com o maior número de inscrições confirmadas foi São Paulo (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).


No âmbito municipal, lidera o ranking a cidade de São Paulo (84.633). Em seguida, vem o Rio de Janeiro (28.765) e Brasília e demais cidades do Distrito Federal (18.754). 

(Reprodução MEC)


Ao se inscrever, era necessário indicar por uma das 17 áreas da Licenciatura disponíveis. Segundo o Ministério da Educação, Pedagogia lidera, com 560.576 inscrições confirmadas.


Letras/Português aparece em segundo lugar, com 73.187 participantes, seguida de Matemática (72.530) e Educação Física (65.911). 


Puderam se inscrever:

  • estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); e
  • professores que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, que adotem o resultado da prova como etapa de admissão.

A inscrição na Prova Docente NÃO dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou seleções de interesse dos participantes, a serem conduzidos pelos entes federativos.


→ No Dia do Professor, 15 de outubro, o Qconcursos liberará um curso preparatório para o magistério de forma gratuita. Acesse aqui!

PND será realizada no dia 26 de outubro

A Prova Nacional Docente será realizada no dia 26 de outubro. Os locais de aplicação devem ser divulgados em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


A PND consistirá no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas).


Os candidatos terão que responder questões de Formação Geral Docente (comum aos cursos de todas as áreas) e do Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas.


A parte de Formação Geral terá 30 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e uma questão discursiva que buscará avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática.


Já a parte de Conhecimentos Específicos da área desejada terá 50 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Veja as próximas datas da Prova Nacional Docente

  • Aplicação da PND: 26 de outubro;
  • Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro;
  • Recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 a 29 de outubro;
  • Resultado do recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 10 de novembro;
  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro;
  • Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva: 25 de novembro;
  • Recurso da correção da resposta da questão discursiva: 25 a 26 de novembro; e
  • Resultado final: 10 de dezembro.


→ Está estudando para concursos? Saiba que a sua dedicação também merece destaque! Compartilhe sua rotina e mostre que o esforço é parte da vitória. Acesse e confira!

Entenda como funciona o CNU dos professores

A PND ficou conhecida como Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores. Porém, a Prova Nacional Docente não constitui um concurso público em si.


Ela é apenas um instrumento para estimular a abertura de mais concursos para professores e para melhorar o recrutamento de novos profissionais.


No total, 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país aderiram à proposta de usar a nota da PND como etapa única ou complementar de seus concursos e processos seletivos para professores. Confira a lista completa aqui!


Existe a chance de usar somente a nota da PND, assim como aplicar etapas adicionais, como a prova prática e a avaliação de títulos.


Cada rede de ensino estadual ou municipal deverá publicar o edital do seu concurso ou ato normativo, que regulamente a sua utilização, de maneira que os professores tenham conhecimento e possam se inscrever na PND.

Clique para saber mais

Carregando...