Nele, constam as informações sobre o endereço, sala e horário das provas. O CCI ainda informa se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social.
Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Educação (MEC) orienta que o candidato imprima o documento e leve no dia da prova.

Prova Nacional Docente será aplicada em todo o país
(Foto: Agência Brasil)
O Qconcursos Folha Dirigida separou as principais informações sobre a PND, como horários, o que levar e os itens proibidos. Veja a seguir.
PND: confira orientações para a prova
A Prova Nacional Docente será aplicada no período da tarde, conforme os seguintes horários:
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento dos portões: 13h;
- Início da prova: 13h30;
- Término da prova: 19h.
O candidato só poderá se ausentar da sala com o caderno de prova nos últimos 30 minutos, que antecederem o término do exame.
No dia da prova, será necessário comparecer ao local de prova munido dos seguintes itens:
- Documento de identificação oficial e original com foto (RG, CNH, Passaporte, entre outros). Documentos digitais serão aceitos nos respectivos aplicativos oficiais; e
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
De acordo com o edital, será eliminado o participante que:
- Portar fora do envelope porta-objetos (fornecido pelo chefe de sala), óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, etc.), caneta de material não transparente, lápis, borracha, régua, livros, anotações, protetor auricular ou relógio de qualquer tipo.
- Portar quaisquer dispositivos eletrônicos desligados e desativados (celular, smartphone, tablet, smartwatch, máquina calculadora, pen drive, fone de ouvido, etc.) fora do envelope lacrado. Se o aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som (toque ou alarme), mesmo lacrado, o participante será eliminado.
- Não mantiver os aparelhos eletrônicos desligados, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, debaixo da carteira, desde o ingresso até a saída definitiva do local de prova.
- Ausentar-se da sala de prova, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início do exame.
- Não entregar o cartão-resposta ao deixar a sala de prova.
→ O Qconcursos liberou um curso preparatório gratuito para o magistério. Acesse aqui!
Saiba como será a Prova Nacional Docente
A PND consistirá no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas).
Os candidatos deverão responder questões de Formação Geral Docente (comum aos cursos de todas as áreas) e do Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas.
A parte de Formação Geral terá 30 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e uma questão discursiva que buscará avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática.
Já a parte de Conhecimentos Específicos da área desejada terá 50 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Veja as próximas datas da Prova Nacional Docente
- Aplicação da PND: 26 de outubro;
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro;
- Recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 a 29 de outubro;
- Resultado do recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 10 de novembro;
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro;
- Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva: 25 de novembro;
- Recurso da correção da resposta da questão discursiva: 25 a 26 de novembro; e
- Resultado final: 10 de dezembro.
PND registra mais de 1 milhão de inscritos
O Ministério da Educação anunciou que a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) teve 1.086.914 inscritos.
O estado com o maior número de inscrições confirmadas foi São Paulo (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).
No âmbito municipal, lidera o ranking a cidade de São Paulo (84.633). Em seguida, está o Rio de Janeiro (28.765) e Brasília e demais cidades do Distrito Federal (18.754).
Ao se inscrever, era necessário indicar por uma das 17 áreas da Licenciatura disponíveis. Conforme o MEC, Pedagogia lidera, com 560.576 inscrições confirmadas.
Puderam se inscrever:
- estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); e
- professores que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, que adotem o resultado da prova como etapa de admissão.
A inscrição na Prova Docente NÃO dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou seleções de interesse dos participantes, a serem conduzidos pelos entes federativos.
Entenda como funciona o CNU dos professores
A PND ficou conhecida como Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores. No entanto, a Prova Nacional Docente não constitui um concurso público em si.
Ela é somente um instrumento para estimular a abertura de mais concursos para professores e para melhorar o recrutamento de novos profissionais.
Ao todo, 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país aderiram à proposta de usar a nota da PND como etapa única ou complementar de seus concursos e processos seletivos para professores. Confira a lista completa aqui!
Existe a possibilidade de usar somente a nota da PND, assim como aplicar etapas adicionais, como a prova prática e a avaliação de títulos.
Cada rede de ensino estadual ou municipal deverá publicar o edital do seu concurso ou ato normativo, que regulamente a sua utilização, de maneira que os professores tenham conhecimento e possam se inscrever na PND.
