- Acesse o site Gov.br ou o aplicativo Gov.br disponível na App Store, ou Google Play;
- Clique no botão "Entrar com gov.br" tanto no site quanto no aplicativo;
- Em seguida, escolha a forma de cadastro, selecionando uma das opções disponíveis: Validação Facial no App Meu gov.br; Banco do Brasil; Internet Banking; Número do CPF; ou Certificado Digital em Nuvem.
- Caso escolha entrar por número de CPF, será preciso preencher com dados pessoais solicitados, ler atentamente os termos de adesão e clicar em "continuar";
- Se solicitado, realize a validação por reconhecimento facial seguindo as instruções.
Ao criar a conta Gov.Br, o candidato poderá dar continuidade à sua inscrição no Concurso Nacional Unificado.

CNU oferta 3.652 vagas em cargos dos níveis médio/técnico e superior. Inscrições estão abertas! (Foto: Divulgação)
Como se inscrever no Concurso Unificado?
Publicado no dia 30 de junho, o edital do concurso nacional unificado de 2025 oferta 3.652 vagas em diversos cargos dos níves médio, técnico e superior. Os salários podem ultrapassar os R$18,7 mil!
Os interessados já podem realizar as inscrições até às 23h59 do dia 20 de julho, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.
Para se inscrever, o interessado deve ter uma conta ativa no GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze), sendo necessário:
- escolher o bloco temático ao qual deseja concorrer;
- selecionar os cargos e especialidades dentro do bloco;
- ordenar a preferência entre os cargos e especialidades; e
- indicar a cidade onde realizará as provas.
Em seguida, você vai quitar a taxa de inscrição no valor de R$70, comum a todos os cargos e independentemente do nível de escolaridade.
Confira os blocos temáticos que poderão ser escolhidos pelos candidatos:
Será permitido escolher apenas um dos blocos temáticos, no ato da inscrição.
Importante: candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão selecionar todos os cargos disponíveis em um mesmo bloco temático, desde que cumpram os requisitos exigidos para cada função. A classificação obedecerá à ordem de preferência indicada no momento da inscrição.
Durante o processo de inscrição, será obrigatório o preenchimento de um questionário socioeconômico. A participação, no entanto, não terá impacto na classificação ou eliminação dos candidatos.
No ato da inscrição, também deverá ser selecionado o local de prova, que não poderá ser alterado posteriormente, sob nenhuma circunstância.
Será possível modificar o bloco temático, os cargos escolhidos, a ordem de preferência, a cidade de prova ou as informações de atendimento especial. No entanto, essas alterações só serão aceitas dentro do prazo de inscrição. Após a homologação, não serão permitidas mudanças.
A relação preliminar de inscrições deferidas será divulgada no dia 31 de julho. Candidatos com inscrições indeferidas poderão apresentar recurso. A divulgação do resultado final das inscrições homologadas está prevista para 18 de agosto.
► Pessoas travestis, transexuais e transgêneras terão até 20 de julho para solicitar o uso do nome social, no momento da inscrição.
A efetivação da inscrição representará a aceitação integral das regras estabelecidas em edital, além do compromisso do candidato com todas as condições definidas para o certame.
CNU 2025 teve mais de 260 mil pedidos de isenção
Candidatos ao CNU 2025 puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição até 8 de julho. O benefício foi concedido a inscritos no CadÚnico, bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), quem foi ou é financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e doadores de medula óssea.
Segundo informações divulgadas pela FGV, foram registrados 267.790 pedidos de isenção. Desse total, 252.707 solicitações foram deferidas, o que representa 94,4% dos requerimentos.
A lista nominal com o resultado das análises está disponível no portal da FGV.
Candidatos com pedido indeferido ainda poderão apresentar recurso até 14 de julho, conforme previsto em edital. Após esse prazo, a inscrição será validada apenas mediante pagamento da taxa.
