Colégio Polícia Militar RJ abre 100 vagas para alunos

Colégios da Polícia Militar do Rio de Janeiro oferecem 100 vagas para ingresso de alunos no 6º ano do ensino fundamental em 2021. Confira!

Autor:
Publicado em:14/09/2020 às 10:30
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10

O edital para ingresso nos colégios da Polícia Militar do Rio de Janeiro em 2021 foi publicado nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial do Estado. A oferta é de 100 vagas para as unidades de Niterói e Campo Grande. As oportunidades são para o 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série).

Das chances, 55 são para o colégio da Polícia Militar em Niterói, município na Região Metropolitana do Rio. As demais 45 vagas são para a unidade de Campo Grande, bairro da capital, na Zona Oeste.

Para se inscrever é necessário que o estudante tenha concluído o 5º ano do ensino fundamental até dezembro de 2020. Além disso, deverá completar 10 anos até 31 de dezembro de 2020 ou ter menos de 13 anos no dia 1º de janeiro de 2021.

Colégio Polícia Militar RJ: sai edital para ingresso em 2021
Colégio Polícia Militar RJ: sai edital para ingresso em 2021
(Foto: Divulgação/PMERJ)

De acordo com o edital, 60% das vagas serão destinadas aos dependentes da PMERJ; 30% para órfãos de policiais militares do Rio e apenas 10% para o público externo. Ou seja, para aqueles que não são dependentes de policiais.

Confira na tabela abaixo:

Unidade Colégio Polícia Militar RJ Dependentes da PMERJ Órfãos da PMERJ Público externo Total de vagas
Niterói 33 16 6 55
Campo Grande 27 13 5 45

Em caso de chances não preenchidas, elas serão disponibilizadas na seguinte ordem:

1º: órfãos de Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro;

2º: dependentes de Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro;

3º: não dependentes de Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro (público externo).

O período do ano de 2021 estará compreendido entre fevereiro e dezembro. O Colégio da Polícia Militar RJ informa que não irá oferecer transporte escolar para os alunos. Assim como material didático e uniforme escolar.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Inscrições podem ser feitas até 2 de outubro

As inscrições estão abertas a partir desta segunda, 14. Os responsáveis legais pelo estudante poderão cadastrá-lo até 2 de outubro, pelo site do Colégio Polícia Militar RJ.

enlightenedFaça sua inscrição!

O primeiro passo é preencher a ficha com todos os dados necessários. Depois, gerar o boleto e pagar a taxa de R$30. É possível também realizar o procedimento de inscrição presencialmente, nas próprias unidades do colégio:

→ CPM/ERJ (Niterói) - Alameda São Boaventura, nº 1134 - Fonseca (Sede do CPMERJ), das 09h às 12h, de segunda à sexta-feira;

→ CPM/ERJ (Campo Grande) - Rua Rodrigues Campelo nº 33, Campo Grande - Rio de Janeiro, das 09h às 12h, de segunda à sexta-feira.

Somente os responsáveis que declarem e comprovem hipossuficiência econômica podem solicitar a isenção da taxa da inscrição.

Para isso, devem comparecer a unidade do Colégio da PMERJ pelo qual desejam matricular o filho e realizar o pedido de isenção até 16 de setembro. O resultado será divulgado no dia 23.

Resumo Colégio Polícia Militar RJ

  • Vagas: 100 para ingresso no 6º ano do ensino fundamental
  • Requisitos: conclusão do 5º ano do ensino fundamental até dezembro de 2020. Além de 10 anos de idade até 31 de dezembro de 2020 ou ter menos de 13 anos no dia 1º de janeiro de 2021.
  • Locais: unidades de Niterói e Campo Grande
  • Inscrições:  até 2 de outubro

Colégio Polícia Militar RJ: provas em novembro

O processo de seleção para o Colégio Polícia Militar RJ será composto por exame intelectual e revisão médica. A primeira etapa está prevista para o dia 8 de novembro.

Os candidatos deverão realizar provas com 50 perguntas, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa – 14 questões;
  • Matemática – 14 questões;
  • Ciências – 8 questões;
  • Geografia – 7 questões;
  • História – 7 questões.

Em função da pandemia do Coronavírus, será obrigatório o uso de máscara individual durante a aplicação dos exames.

Será classificado quem obtiver o mínimo de 50% de acertos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além de nota superior a zero nas demais áreas.

A divulgação dos aprovados e habilitados à matrícula será em 12 de janeiro. A previsão para início do ano letivo é no dia 3 de fevereiro de 2021.